Nesta quarta-feira, 1.º de setembro de 2021, faleceu o advogado Nilson Cardoso de Miranda, que foi vice-prefeito de Paranaguá e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP). Casado com Leonorita Ribeiro de Miranda, Dr. Nilson teve três filhos, sendo um falecido, bem como deixa netos e bisnetos.
Advogado por mais de 50 anos atuante em Paranaguá, Dr. Nilson foi o sócio n.º 112 do IHGP, pertenceu ao Rotary Club de Paranaguá – Rocio e foi membro da Loja Maçônica Perseverança. Ele foi vice-prefeito do município entre 1972 e 1976. Além disso, Nilson de Miranda atuou como professor na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), antiga Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
OAB Paranaguá emite nota de pesar
O presidente da Subseção de Paranaguá da Ordem dos Advogados – Paraná (OAB/PR), Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho, emitiu nota de pesar pelo falecimento do Dr. Nilson Cardoso de Miranda. “Exerceu cargos politicos importantes, sem nunca se afastar da advocacia, que desempenhou com integridade e dignidade. Um bom amigo, um exemplar marido e chefe de família, um grande parnanguara que deixa saudades e a todos fará falta”, ressalta.
“Foi vice-presidente da Subseção de Paranaguá da OAB/PR em duas gestões, também desempenhando as funções de conselheiro, cargos que exerceu da mesma forma como viveu: com respeito, gentileza, competencia e honestidade. Em 2015 teve o reconhecimento pela OAB/PR pelos 50 anos ininterruptos de advocacia e por sua conduta ilibada. A família da OAB Paranaguá perde um de seus decanos”, destaca o presidente.
Presidente do IHGP manifesta pesar pelo falecimento
O presidente do IHGP, Luiz Cesar Rodrigues, destacou que Paranaguá amanheceu mais triste com o falecimento do Dr. Nilson de Miranda. “Ele foi uma pessoa atuante em nossa Fafipar, hoje Unespar, bem como no meio cultural pelo Centro de Letras Domingos Peneda, onde foi vice-presidente, cargo também desempenhado no IHGP. Na política foi vice-prefeito na gestão de Nelson de Freitas Barbosa de 73 a 76. Foi um advogado muito respeitado entre seus companheiros de OAB e também participou da Universidade da Terceira idade (UNATI), bem como em entidades filantrópicas do município junto com sua esposa Nora, presenças sempre garantidas nas solenidades”, destaca.
“Partiu aos 90 anos, idade igual ao do IHGP, anos que foram muito bem vividos. Dr. Nilson, o senhor cumpriu muito bem sua vida. Como dito pela professora Maria Helena Mendes Nízio: perdemos uma grande amigo que sempre esteve ao nosso lado no IHGP colaborando pelas causas da nossa cidade. Vai em paz, Dr. Nilson Cardoso de Miranda. Estará sempre em nossas lembranças”, afirma Luiz Cezar Rodrigues.
Velório e sepultamento
O velório de Nilson Cardoso de Miranda acontecerá na Capela Municipal de Paranaguá, com sepultamento no Cemitério Nossa Senhora do Carmo às 16h desta quarta-feira, 1.º.
À família enlutada as condolências da diretoria e equipe da Folha do Litoral News.