conecte-se conosco

Obituário

Nota de pesar pelo falecimento de Kikue Hayashida

É com pesar que comunicamos o falecimento de Kikue Hayashida. A todos os familiares e amigos os mais sinceros pesares

Publicado

em

É com pesar que informamos o falecimento da Senhora Kikue Hayashida, 91 anos, conhecida como Dona Joana, ocorrido na quarta-feira, 26, na Capital do Estado.

Filha de Kaanite Yusuk (pai) e Matsu Yusuk (mãe), foi casada com Toshiaki Hayashid, e teve sete filhos Toshinori, Kioko Tulio, Akico Severo, Leiko, Ioshiharu Luiz, Takashi e Helio. 

Dona Kikue Hayashida foi referência gastronômica no litoral e conhecida na cidade por ter sido proprietária do antigo bar e restaurante Adega do Porto e pelo atual restaurante da sua família, o “Buffet Caiobá”.

Nascida em Jaguari, em São Paulo, seus pais vieram do Japão na década de 30. Na sua história, atuou na lavoura de café em Guaratuba, enfrentou xenofobia em plena 2.ª Guerra Mundial, sempre trabalhando e se destacando, principalmente em Paranaguá e na região por meio do Buffet Caiobá e por seu papel de destaque familiar, como referência na sociedade parnanguara e comunidade nipônica.

Em maio de 2022, teve o livro “Arigatai, Arigatou: A História de vida de Kikue Hayashida” da autora Cecília Ferreira Leal, lançado, e que contou a história de vida dela no Brasil e no litoral do Paraná junto à sua família, desde os anos 30 até o presente. Depois de tanto trabalho, dedicação e persistência, dona Kikue se tornou um exemplo a ser seguido, um símbolo de perseverança, e esse livro é um meio de guardar sua memória, um meio de tornar imortal a história da vida de Kikue Hayashida”, explica a sinopse divulgada do livro.

Cerimônia de Falecimento e Sepultamento

Na quinta-feira, 27, às 9h, acontece a cerimônia budista, e às 10h, o sepultamento no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Paranaguá.  

Neste momento, a Folha do Litoral News presta suas sinceras condolências a toda família e amigos por essa perda.

Publicidade










plugins premium WordPress