Na edição desta terça-feira, 17, trazemos uma entrevista com a gerente executiva de Projetos Institucionais do Sistema FIEP, Maria Cristhina Rocha, que analisou a adesão dos ODS pelas organizações no litoral do Paraná. O Selo Sesi ODS no Paraná é concedido a instituições que são certificadas pelo trabalho que realizam em prol de um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trazer esta visão para o litoral paranaense é algo essencial para termos uma região com mais sustentabilidade, bem como uma sociedade mais justa e fraterna.
Em 2020, a Folha do Litoral News recebeu o Selo Sesi ODS pelo projeto “Força Brasil” que está sendo desenvolvido por toda a equipe de jornalismo desde o início da pandemia da Covid-19 em março de 2020. O foco contínuo é a elaboração de matérias suprindo demandas de autoridades sanitárias, Poder Público, empresas e entidades do terceiro setor, divulgando conteúdos que façam uma diferença positiva na sociedade em prol da prevenção e superação da crise sanitária e econômica, com alicerces na qualidade editorial, ética e enfrentamento às fake news, possuindo como base a ciência e fontes confiáveis.
Em tempos onde a informação é utilizada, de forma equivocada, para destilar o ódio, a desunião e notícias falsas, algo potencializado pelas redes sociais, prezar pela divulgação e obtenção do Selo Sesi ODS é um ato de resistência perante a desinformação. Não somente isso, os 17 objetivos do ODS foram propostas pela ONU, ou seja, são pensados não somente para um litoral melhor, mas também para uma sociedade global que cada vez mais aja para garantir paz e prosperidade a todos, erradicando a pobreza, respeitando o meio ambiente e enfrentando as crises, com a Covid-19, com união e posicionamento enérgico.
As instituições se aproximam quando compartilham princípios baseados no Selo ODS. A humanidade evoluiu porque viveu em sociedade, da mesma maneira ela prosperará se termos em nós uma noção de coexistência e união para trazemos cada vez mais alicerces positivos para a sociedade paranaense e litorânea. Em 2021, 283 instituições se inscreveram para receber o Selo e concorrer ao Prêmio ODS. Essas entidades estão se dispondo a se esforçar para que tenhamos uma sociedade e um planeta melhor para esta geração e futuras gerações.