conecte-se conosco

Serviços

Com estoque baixo, Hemepar Paranaguá necessita de doadores de sangue

Unidade funciona de segunda a sexta-feira

Publicado

em

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registra queda no número de doadores de sangue, que chegou a 40% neste ano.

O número de doadores tende a cair durante o inverno e exige a mobilização da sociedade. A pandemia da Covid-19, epidemia de dengue, pessoas com sintomas gripais, também são alguns dos fatores que justificam essa baixa procura.

Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 e a redução dos indicadores de mortes, casos e internações em decorrência do vírus permitiram que o Governo do Estado alterasse as medidas restritivas para enfrentamento à pandemia no Paraná e permitisse que a população pudesse realizar os serviços de maneira segura.

“As doações estão baixas desde o ano passado devido à pandemia, este ano se agravaram porque muitas pessoas estão contraindo Dengue, Covid-19 ou Gripe e isso vem atrapalhar ainda mais o processo de doação”, informa a Assistente Social do Hemepar Paranaguá, Nádia Cristina Tadra, que reforçou sobre uma tipagem que está em falta. “Nós estamos com uma falta de sangue tipo O+ e O-, que neste caso precisamos com uma certa urgência, embora qualquer tipo sanguíneo seja bem-vindo”.

Ricardo José Nascimento Moura, chefe da UCT de Paranaguá, informou que a queda do número de doações preocupa o Hemepar. “As doações deram uma queda. Percebemos que muitos doadores estão receosos em se expor e vir aqui fazer a sua doação. Por conta disso, nós percebemos uma queda de doação durante o período pandêmico”.

A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Hemepar, que é utilizado em pacientes do sistema público de saúde do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Para doar sangue o cidadão deve seguir um protocolo de agendamento prévio por telefone, através do número 3420-6663, que também é WhatsApp, evitando, assim, a aglomeração de pessoas no interior do órgão e prevenindo a Covid-19. “Nós iremos ver o melhor horário que o doador consegue se adaptar. Continuamos no mesmo endereço, na Rua Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h”, frisou Moura.

Covid-19, Dengue e Gripe

De acordo com o Hemepar, pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem doar sangue, para isso basta aguardar o período estipulado de sete dias após receber a dose do imunizante. Já quem recebeu a vacina da Gripe deve esperar cerca de 48h para doar sangue. “Quem foi infectado pelo novo Coronavírus pode doar sangue após 30 dias, assim como quem positivou para Dengue também deve aguardar 30 dias; no caso de dengue hemorrágica o prazo é de seis meses. As pessoas que tomaram a vacina da Covid-19 devem esperar um período de sete dias para estar apto a doar sangue. No caso da vacina da gripe, quem já foi imunizado aguarda apenas 48h e já poderá vir até o Hemepar para fazer sua doação de sangue”, explicou a Assistente Social do Hemepar Paranaguá.

Todo ano, principalmente no verão, os casos de dengue têm aumentado no litoral do Paraná. Fator recorrente por conta de acúmulo de entulhos, água parada e outros fatores que acabam se tornando propícios para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Caso alguém esteja com o vírus no corpo também deve aguardar alguns dias para realizar a doação de sangue. “Caso a pessoa esteja com a dengue simples só poderá doar sangue depois de três meses e a dengue hemorrágica depois de 6 meses, sempre consultando o estado de saúde da pessoa, por isso é importante que façam o agendamento e já aproveitam e tiram algumas dúvidas sem sair de casa. É mais seguro”, orientou Nádia Cristina Tadra.

Critérios

Para doar é preciso ter entre 16 a 59 anos, estar bem de saúde, não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência), estar alimentado, demais critérios serão avaliados na entrevista.

Orientação

O chefe da UCT de Paranaguá, Ricardo José Nascimento Moura, evidenciou o fato de que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e reiterou o convite para a população procurar a unidade em Paranaguá. “Eu peço aos cidadãos do nosso litoral que eles retomem o ato de doação. É um ato saudável e seguro. Estamos aqui com toda a assepsia necessária por conta da pandemia. A gente observa que houve uma queda nas doações e isso nos preocupa, pois muita gente precisa de sangue. Então, eu faço um apelo à população que agendem a sua doação. Lembrando que a necessidade de sangue não tira férias e que com uma bolsa poderemos salvar até quatro vidas”, destacou Ricardo José Nascimento Moura.

Serviço

Para doar sangue o voluntário deve comparecer à UCT Paranaguá, localizada na Avenida Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto. Os telefones para contato são: (41) 3420-6662 e (41) 3420-6663 (WhatsApp). O Hemepar Paranaguá funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Em alta

plugins premium WordPress