Editorial

A Estação Ferroviária e o resgate da história de Paranaguá

A Estação Ferroviária e o resgate da história de Paranaguá.

Um cartão-postal do município. Essa é a expressão que comumente retrata um pouco da importância da Estação Ferroviária de Paranaguá para a história da cidade. O prédio, o qual remete a tempos áureos, quando inúmeros passageiros desciam a Serra do Mar com destino à cidade mãe do Paraná, hoje está sem atividades e com entrada proibida a visitantes, turistas e moradores locais, em virtude do estado em que se encontra o patrimônio.

O local que, de acordo com dados históricos, ao longo de seus anos recebeu ilustres visitantes, dentre os quais o imperador Dom Pedro II, em 1880, para inaugurar a Estação e a Princesa Isabel, em 1884, para inauguração de um trecho da ferrovia que liga Paranaguá a Curitiba, uma das mais importantes obras da engenharia para a época. Hoje, o marco zero da ferrovia está passando por fundamentais reformas, pois o prédio se encontrava abandonado há muitos anos.

O orgulho para todos os cidadãos parnanguaras transformou-se, infelizmente, em uma vergonha para toda a população, pois o estado total de abandono fez com que muito fosse destruído, o teto desabasse e muitas riquezas e memórias do passado parnanguara fossem deixadas à mercê do tempo.

Hoje, um novo tempo vem despontando para a cidade e a Prefeitura, nesta edição, mostra em que pé estão as reformas do local, o qual vem ganhando novos ares e se preparando para poder ajudar a resgatar a autoestima de toda população de Paranaguá.

O que se espera é que o andamento das obras seja constante, sem novas paralisações, pois a Estação Ferroviária está no coração da cidade e de todos os parnanguaras. Trata-se de um monumento à memória de grande momentos no município e representa a riqueza e imponência que a cidade pode voltar a ter.

Além disso, é importante se ressaltar que a entrega do prédio restaurado terá grande representatividade para o fomento ao turismo na região.

Parabéns ao Poder Público municipal pelo impulso nas obras e respeito para com a história e cultura de Paranaguá.   

Você também poderá gostar

A Estação Ferroviária e o resgate da história de Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.