ADI Paraná

‘Olho nos ODS’

A estratégia Paraná de ‘Olho nos ODS’ foi apresentada no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que trata dos avanços dos países na implementação da Agenda 2030 da ...

Coluna ADI

A estratégia Paraná de ‘Olho nos ODS’ foi apresentada no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que trata dos avanços dos países na implementação da Agenda 2030 da ONU. O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva, destacou que “o Paraná tem 33 municípios entre os 200 melhores classificados no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. E oito municípios estão entre os 100 melhores colocados”.

dr16tp5t 1625775969

‘Olho nos ODS II’

O Paraná é o único Estado do Brasil a ter o termo de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O termo demonstra o engajamento em colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Um dos destaques nos ODS é a questão da energia, usinas hidrelétricas, painéis solares (fotovoltaica) e em termos de energia eólica, o Paraná foi pioneiro na região Sul.

Ampla defesa

O deputado federal Ricardo Barros (PP) solicitou, nesta quinta-feira (8), ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o agendamento do seu depoimento na CPI da Covid no Senado para “a próxima sessão da CPI após a intimação da liminar” ou antes do recesso parlamentar, marcado para o dia 17 de julho. “Desde o início me coloquei à disposição da CPI para prestar os esclarecimentos, quantas vezes forem necessárias. Estão impedindo a minha a garantia do o direito constitucional de ampla defesa”, disse.

Paraná Amigo

No Paraná, 108 municípios já aderiram ao programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi), criado para promover a integração de políticas públicas para que comunidades e cidades tenham ações e estratégias voltadas à população com mais de 60 anos. O Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, explicou que “o Departamento de Políticas para a Pessoa Idosa é responsável pela assessoria técnica às cidades que desejam implantar a iniciativa, que é do governo federal”.

Na direção!

Assessora da Secretaria de Estado da Fazenda, Vilma da Conceição Pinto, 31 anos, foi eleita pelo plenário do Senado Federal para a direção da Instituição Fiscal Independente (IFI), vinculada à Casa Legislativa, e se torna a primeira mulher negra a ocupar tal função. Mestre em economia empresarial e finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Vilma foi sabatinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), na qual apresentou o atual contexto econômico e social do País.

3.ª via

Segundo o jornal Folha de São Paulo, dois paranaenses estão na lista da terceira via para a disputa presidencial de 2022. Há pouco meses do período de campanha, o pleito segue polarizado entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com insinuações de uma terceira via. Os paranaenses citados pelo jornal são o governador Ratinho Júnior (PSD) e o ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro.

Superação

A produção industrial paranaense teve crescimento de 20% entre janeiro e maio de 2021, na comparação com os primeiros cinco meses de 2020, esse é o quinto melhor resultado do País. Os índices econômicos demonstram que o Paraná está superando os períodos mais críticos das restrições da pandemia da Covid-19, que impactou em diversos setores. “O Estado tem uma indústria forte e diversificada, que está contribuindo para o Estado superar a crise causada pela pandemia”, disse Ratinho Júnior.

31.º Congresso Empresarial

O presidente da Faciap, Fernando Moraes, e o superintendente Marcio Vieira se reuniram com o vice-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski,para tratar, entre outros assuntos, sobre o 31.º Congresso Empresarial Paranaense, realizado anualmente pela Faciap, que ocorrerá nos dias 15 e 16 de outubro no Hotel Mabu Termas em Foz do Iguaçu. O BRDE é parceiro da Faciap na realização deste evento que reúne grandes nomes do mundo empresarial e palestrantes de renomes nas áreas de gestão, inovação e empreendedorismo.

LDO federal

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) é membro titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional, instalada nesta semana. Um dos principais objetivos da CMO é a votação da LDO para 2022. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prevê votar a LDO até 17 de junho na comissão mista e no plenário do Congresso, conforme determina a Constituição Federal.

LDO federal II

“Tratar sobre os recursos que vão atender áreas prioritárias, como a educação, é fundamental nesse momento. O Brasil precisa retomar o rumo do desenvolvimento e da estabilidade para todos nós, cidadãos. Por isso, é nosso dever no Parlamento conduzir os trabalhos da CMO com muita responsabilidade e transparência, respeitando o prazo, e entregar o melhor resultado à população”, destacou Sérgio Souza, que é presidente da maior bancada do Congresso Nacional, a Frente Parlamentar da Agropecuária.

Descoberta brasileira

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que o novo coronavírus usa as glândulas salivares como reservatórios nos quais ele se replica e deles parte para infectar outras células. É a primeira vez que um vírus respiratório é encontrado nessas estruturas. O achado, acreditam os cientistas, ajuda a explicar por que o vírus causador da Covid-19 é abundante na saliva, e principalmente, é tão infeccioso.

Autorizado

A Anvisa liberou o início da vacinação de voluntários do estudo clínico da vacina ButanVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan contra a Covid-19. A pesquisa de fase 1 e 2 está dividida em três etapas (A, B e C). Neste momento, está autorizada a etapa A, que vai envolver 400 voluntários. O imunizante será aplicado em duas doses, com um intervalo de 28 dias entre elas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Você também poderá gostar

‘Olho nos ODS’

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


‘Olho nos ODS’Avatar de Redação

Redação