Todo artista sonha em realmente viver da sua arte e busca por todas as formas encontrar o caminho, técnica ou estilo que o leve a concretizar, atingir seus objetivos. Recebi da artista Zilá Nodari uma nota que tomo a liberdade de transcrever por achar apropriada para o nosso mercado atual.
Pablo Picasso foi um pintor espanhol, escultor e ceramista, que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o fundador do cubismo, inventor da escultura construída, o inventor da colagem e conhecido pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Deixou um vasto legado, desde retratos realistas que já produzia aos 14 anos de idade até as pinturas mais estilizadas possíveis, como a de um velho homem sentado, feita aos 90 anos de idade um pouco antes de morrer. Picasso foi realmente um artista incrível e transformou a arte. Picasso era um artista extremamente dedicado, competente e, acima de tudo, corajoso. Ele mostrava a sua coragem na hora de tomar decisões, corajoso em sair cedo da sua cidade natal e ir em busca de conhecer outros lugares e outras pessoas, e corajoso em experimentar coisas na arte totalmente "fora do quadrado". Muitos o consideram um gênio. Eu o vejo como um ser humano que, assim como eu e você, passou por dificuldades, sofrimentos e transpôs inúmeras barreiras. O que alguns chamam de genialidade, eu chamo de coragem. Então artista, se você quiser fazer história, não foque em ser um gênio, busque apenas ser um artista dedicado, competente e corajoso, que provavelmente daqui a alguns anos, agindo dessa forma, você possivelmente terá grandes chances de ser considerado um gênio! Zilá Nodari
Notas
O Museu Paranaense em Curitiba abriu ontem uma fantástica exposição com fotografias do João Urban. Com entrada gratuita a exposição permanece até o dia 1.º de dezembro.
Na Casa da Cultura de Paranaguá permanece a exposição com obras dos alunos das oficinas realizadas no primeiro semestre.