conecte-se conosco

Maçonaria

Compreendendo o uso do avental maçônico

O Avental é a vestimenta emblemática, simbólica e obrigatória de um Maçom.

Publicado

em

avental

O Avental é a vestimenta emblemática, simbólica e obrigatória de um Maçom. A rigor, a única necessária, e o seu uso denuncia o seu grau hierárquico dentro da Ordem Maçônica, podendo ser desde cargos administrativos como o posicionamento nos vários graus existentes, bem como, evidencia também, os diferentes ritos e potências.

É notório que o Avental é utilizado por grande número de pessoas que, mesmo não cientes de sua importância, se beneficiam desta pequena e até mesmo insossa vestimenta. Mas o que afinal é o Avental? E quando iniciou sua utilização?

O Minidicionário da Língua Portuguesa Melhoramentos, Edição 2000, classifica o Avental como:

Peça de pano, couro ou plástico, que se usa sobre a roupa, para proteção. Ou:

Espécie de guarda-pó, usado por farmacêuticos, dentistas, médicos e etc.

No mundo profano, o Avental é muito utilizado, principalmente por pessoas que têm a necessidade de se proteger, seja de qualquer partícula sólida ou líquida, que venha sujar a roupa, ou de substâncias, porosas ou não, que possam agredir a pele.

Para alguns escritores, a origem do Avental está ligada a tempos muito remotos, como o Paraíso Terrestre, onde alguns veem Adão como o inventor do Avental, representado na folha de parreira, a qual, segundo a ilustração bíblica, cobria seus órgãos genitais. Mas essa versão é suspeita por uns e refutada por outros que a consideram ilusória e especulativa.

Na Maçonaria, o surgimento do uso do Avental pode ter iniciado nas Guildas e corporações Medievais, tais associações que deram origem à Maçonaria Operária, sendo provável que este deva ser o único sinal externo do período Operativo da Maçonaria. Tinham por hábito distribuir entre seus membros aventais para o exercício do ofício ao qual estavam ligados. Esses Aventais apresentavam diferenças com base nos diferentes trabalhos e conhecimentos acerca do ofício em questão, tais como sapateiro, ferreiro, açougueiro, pedreiro, entre outros.

Quanto aos pedreiros, tidos como os Maçons de fato, na fase Operativa da Maçonaria, a utilização desta indumentária era essencial, pois protegia o corpo do obreiro e sua função era evitar acidentes provocados pelas lascas que se desprendiam das pedras brutas que eram trabalhadas com cinzel e malho e que, depois de prontas, viriam a ser partes de edificações. Esses Aventais eram feitos predominantemente de couro de carneiro, um couro espesso, com vistas a proteger os obreiros de labutas muitas vezes perigosas para o corpo humano.

Notemos que o Avental vem sempre acompanhado por um cinto ou corda, que é um elo entre o Avental e o corpo, na altura dos rins, e que também divide o corpo de quem usa, da cintura para baixo (a parte procriadora, material); e da cintura para cima (a parte sensitiva, espiritual; que guarda os centros de forças).

Para os antigos, a parte mais importante do Avental era o cinto ou corda, pois é símbolo do cordão umbilical, que liga o homem à terra; ou o cordão de prata, que liga o homem ao espírito; ou até mesmo o cordão de ouro, que liga o espírito ao Eu superior.

Independentemente de sua origem, do começo de seu uso ou da interpretação que damos a ele, o Avental utilizado hoje é o resultado da união dos Maçons Operativos com os Maçons Especulativos, e o seu uso simboliza o momento espiritual que o Maçom está vivendo dentro da Maçonaria.

Yassin Taha

Dep. Federal GOB

Em alta

plugins premium WordPress