conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Dia de Mobilização acontece hoje na Ilha dos Valadares

Marinha participa das ações de remoção de criadouros e conscientização

Publicado

em

A Ilha dos Valadares recebe hoje o Dia de Mobilização Nacional Contra o Aedes Aegypti com ações de conscientização, remoção dos criadouros das residências e aplicação de bomba costal. A concentração acontece na Praça Ciro Abalém, às 7h30, com início das atividades às 8h, as quais devem perdurar durante todo o dia para conseguir abranger todas as regiões da ilha.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, Juliana Queiroz, explicou que todo o Dia de Mobilização será voltado para a Ilha dos Valadares. “Contaremos com 116 pessoas, entre integrantes da Marinha, agentes de saúde, agentes de endemias, e uma equipe da 1.ª Regional de Saúde”, relatou.

As autoridades esperam que a população contribua não colocando lixo na porta de suas casas, já que o intuito não é recolher entulhos. “A população precisa estar atenta a partir das 8h. É preciso que os moradores abram as casas, recebam as equipes e estejam conscientes sobre olhar o seu quintal”, frisou Juliana. No período da tarde, as equipes farão a aplicação da bomba costal, que tem como objetivo eliminar o mosquito adulto.

A superintendente de Vigilância em Saúde salientou que as ações específicas na Ilha dos Valadares se justificam por uma questão estratégica. “Estudamos o vetor e entendemos como devemos lidar com ele. Estamos fazendo um cerco, começamos na saída da cidade e estamos caminhando para o centro. Por isso, agora temos que fazer na Ilha dos Valadares para eliminar o vetor e, nos próximos dias, fechar a Raia, região da Costeira e Portuária. Escolhemos a ilha para realizar as ações hoje por questão estratégica”, esclareceu Juliana.

Segundo a profissional, os moradores na Ilha dos Valadares estão colaborando com a limpeza dos quintais. “Estamos bastante felizes com a população da ilha, porque melhorou em mais de 50% a limpeza de suas casas”, destacou Juliana.

A ação de hoje, portanto, é a continuação também de um trabalho que vem sendo realizado na cidade. “Estamos conseguindo controlar os casos. Se compararmos com a mesma época no ano passado, melhorou muito, mas isso porque a população tem nos ajudado”, lembrou Juliana.

 

PARANÁ

A Agência Estadual de Notícias divulgou que o Dia de Mobilização é fundamental para evitar uma nova epidemia. “Com a chegada do verão e o período de chuvas, o ambiente fica mais propício para o mosquito. Para evitar que novas epidemias ocorram, contamos com a ajuda de todos para reduzir a infestação e, consequentemente, o número de casos das doenças causadas pelo vetor”, disse a chefe do Centro de Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, Ivana Belmonte.

Publicidade


Em alta