Connect with us

Ciência e Saúde

Paranaguá já vacinou 56,61% dos idosos contra a gripe

Até ontem, já foram vacinadas 7.206 pessoas com 60 anos ou mais

Publicado

em

Neste ano, por conta da pandemia do novo Coronavírus, a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi antecipada, tendo uma boa adesão nestes primeiros dias de vacinação. 

A Secretaria Municipal de Saúde informa que até a manhã de quarta-feira, 1.º, foram vacinadas 7.206 pessoas com 60 anos ou mais. O público alvo é de 12.727. 

Trabalhadores da área de saúde que também fazem parte da primeira fase de vacinação contra a gripe receberam a dose, 1.310. O intuito é vacinar até o dia 15, um número de 2641 profissionais.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, reforça que as pessoas podem manter a calma e que, segundo o Ministério da Saúde, não ocorrerá falta de doses até o final da campanha. 

Em Paranaguá, um esquema de atendimento foi preparado para evitar que os idosos com idade a partir dos 60 anos entrem em unidades de saúde, mantenham-se em aglomerações de pessoas e, com isso, previnam-se contra o Coronavírus. 

Os idosos não entrarão na unidade nem mesmo para a aplicação. São disponibilizadas salas dos agentes comunitários de saúde, entre outros espaços preparados para esse fim. 

Para se vacinar, o idoso deverá portar documento de identificação oficial, Cartão do SUS e, se possível, Cartão da Família.

Todas as unidades contarão com aplicação de vacina da gripe, contudo, as Unidades do Santos Dumont, Araçá, Vila do Povo e Serraria do Rocha terão pontos estratégicos.

Quem for atendido na Unidade do Santos Dumont deve se vacinar na sede do Motoclube Robalos Rebeldes, os idosos atendidos na Serraria do Rocha devem se dirigir à Igreja Católica Santíssimo Redentor. Quem utiliza a unidade do Araçá deve ir na Escola Municipal Leôncio Corrêa; e quem for atendido na Unidade de Saúde da Vila do Povo deve se vacinar na Escola Municipal Iná Xavier Zacharias. 

A Unidade de Saúde Gabriel de Lara também conta neste período com a vacinação contra a gripe para idosos.

OUTROS PÚBLICOS

A segunda fase inicia a partir do dia 16 de abril e abrangerá professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Já a terceira e última fase terá início no dia 9 de maio, abrangendo crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes; mulheres que tiveram parto recente (puérperas), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, presos, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos, que neste ano também fazem parte do grupo prioritário.

Com informações da Secretaria de Saúde de Paranaguá