conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Personal trainer faz alerta sobre a prática da atividade física

A busca pelo corpo perfeito tem limites e exige orientação

Publicado

em

A preocupação com o corpo é uma obsessão permanente e inerente a muitas pessoas, as quais fazem de tudo para alcançar o padrão de beleza imposto pela sociedade e, para isso, buscam nas academias de musculação o ambiente ideal para a finalidade de ter um físico que chame a atenção pelas formas bem definidas e pelo chamado corpo perfeito. Neste processo, quase sempre o emagrecimento é o foco, situação que leva os praticantes a aderirem a fórmulas mágicas ou a medicamentos, muitos deles não comercializados sem a prescrição médica, que prometem a redução de peso em tempo recorde.

O educador físico e personal trainer, Bruno Macanhan Fontes, faz um alerta para as pessoas que querem mudar o estilo de vida e iniciar a prática de atividade física em academias ou ao ar livre. “O recomendado é procurar um médico cardiologista para fazer um eletrocardiograma, teste de esforço físico para saber se está tudo bem e o quanto o organismo pode ser forçado”, relata Bruno. “Além disso, os exames de sangue mostrarão os níveis de colesterol, de triglicerídeos, entre outros aspectos importantes”, completou.

Mas até que a pessoa consiga fazer todos os exames e consultar os profissionais necessários, a dica para quem quer tem uma qualidade de vida melhor é começar a atividade física com uma caminhada e exercício de baixo impacto para que não haja nenhuma lesão. Reduzir a ingestão de açúcar, sal e diminuir o consumo de doces e carboidratos são outros fatores a serem adotados. “O planejamento para ser bem-sucedido deve começar com a opinião de um médico, profissional de educação física, nutrólogo ou nutricionista que irão orientar sobre a melhor forma de trazer benefícios ao corpo e ao organismo, sem cometer abusos”, lembra.

Fontes afirmam que é muito comum as pessoas buscarem informações nas redes sociais e na Internet a respeito de maneiras rápidas e práticas para emagrecer ou para aumentar a massa muscular dentro das academias. No entanto, esta iniciativa, sem apoio profissional, pode resultar em lesões, mal-estar e dores musculares, além de possibilitar o surgimento de problemas de saúde com sérias complicações ao organismo humano.

 

Foto: Divulgação

Publicidade


Em alta