Centro de Letras

Centro de Letras

Berço da civilização paranaense desde 1648...

Paranaguá

Paranagu%C3%A1%2013

Berço da civilização paranaense desde 1648, Paranaguá é a cidade mais velha do Estado do Paraná, segundo Carta Régia. Colonizada por maior parte italianos e europeus, vindo em busca de novas terras e o plantio tornou-se a principal cidade por conta da exportação, apesar da maioria ter descendência italiana, foram os mesmos portugueses que descobriram o Brasil que desbravaram o Paraná iniciando por Paranaguá, retrato bem marcado com os casarios portugueses ainda existentes desde o século XVII. Antes de ser colonizada, a então Baía de Paranaguá como também conhecida ganhou o nome de Pernagua, dita pelos povos indígenas que ali habitavam, e que por questão de pronuncia virou Pernanguá e para outros Parnanguá. Daí o nome de quem nasce na cidade Parnanguara. O nome nada mais era pelos indígenas o que já se esperava “Para na água” daí permaneceu o nome que é hoje, após sua colonização.

Paranaguá foi decretado município segundo a lei nº5 de 29 de Julho de 1648, ano este em que se deu também o nome de um novo Estado Paraná, para que se desmembra do estado de São Paulo naquele mesmo ano, já que os dois estados eram um só até a colonização do município.

Povos Indígenas como Sambaquis, Tupi-Guarani e Carijós, passaram por aqui e extinguiram após trabalhos escravos antes mesmo da colonização portuguesa restando apenas a miscigenação pelos negros africanos e brancos tidos como conceito étnico caiçara.

Desde 1549 antes de sua colonização, os brancos já habitavam esta terra, relatada pelo náufrago Hans Staden, vinte nove anos mais tarde foi costado registro da capela Nossa Senhora do Rosário, em 1640 Gabriel de Lara chegou em Paranaguá ao se estabelecer por definitivo em 6 de  Janeiro de 1646; ergueu o pelourinho, símbolo  do poder Lusitano no mesmo ano do descobrimento do ouro. Entre tantos acontecimentos, Paranaguá sofreu o grande golpe por conta da Revolução Federalista, no ano de 1894. Em 1902, inaugurada a iluminação elétrica em 1908 o serviço telefônico e em 1914 o sistema de abastecimento d’água.        

Paranaguá é o 10º município do Estado com maior população. São 151.829 habitantes meados de 2016, pelo IBG. Considerada a segunda maior cidade histórica do Estado perdendo apenas para Curitiba, a capital.

Altair Feltz            


A responsabilidade de artigos assinados e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente as opiniões deste portal. A responsabilidade do autor se estende à correção ortográfica e demais regras gramaticais da língua portuguesa    

Você também poderá gostar

Centro de Letras

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.