conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Doses serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde das 8h às 17h

Publicado

em

Com o encerramento da vacinação contra a dengue, chegou a hora de a população se imunizar contra a gripe. Na segunda-feira, 17, começa em todos os 399 municípios do Paraná a Campanha de Vacinação contra a influenza. Neste ano, o Estado já registrou o primeiro óbito por influenza B em Maringá. As doses serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde.

A campanha termina no dia 26 de maio e neste ano tem um diferencial no público-alvo. Além de idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores da rede pública e particular de ensino também poderão se vacinar.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, no Paraná, os professores totalizam 144 mil profissionais, 3,1 milhões de pessoas para receber a vacina no Estado em 2017. Aqueles que tomaram a vacina contra a dengue, devem aguardar 30 dias para se imunizar contra a influenza.

A chefe da 1.ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, afirmou que nenhum óbito foi registrado nos municípios do litoral, mas já foram observados casos de gripe. “Neste ano, os meteorologistas esperam um inverno mais rigoroso. No ano passado, tivemos a incidência maior do vírus H1N1 e, neste ano, estamos identificando mais influenza B. Ainda não tivemos casos gravíssimos de gripe no litoral, está dentro do normal para o período”, destacou.

Segundo Ilda, os vírus da gripe começam a aparecer mais no fim do mês de março e começo de abril, por isso a campanha é realizada neste período. A procura pela vacina da influenza tem um retorno positivo de procura, já que é implantada desde 2002.

BOLETIM

Até março de 2017, foram 12 casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), sendo oito de Influenza H3, três de Influenza B e um de H1N1 no Paraná. Os casos estão localizados nos municípios de Almirante Tamandaré (1), Curitiba (2), São José dos Pinhais (1), Ponta Grossa (1), Francisco Beltrão (1), Cascavel (1), Maringá (1) e Londrina (4).

O óbito por Influenza B aconteceu em fevereiro no município de Maringá. A paciente tinha 79 anos e não tinha tomado a vacina em 2016, apesar de fazer parte do público-alvo da campanha.

Publicidade


Em alta