ALEMANHA NO TOPO DO MUNDO
Meu neto Lucas Gomes foi campeão colegial de handebol no Expoente, com o passar do tempo se formou em Administração pela UFPR e virou peladeiro de fim de semana.
Não satisfeito, foi estudar Alemão na Alemanha, hoje é professor da língua. Lucas não cansa de elogiar o País do Beckenbauer, jogador e técnico campeão do mundo. Mário Henrique grande repórter da rádio Clube Paranaense, hoje presta serviço internacional ao Atlético, me disse entre um chope e outro no Cantinho do Eisbein. "A Alemanha foi arrasada na guerra, um muro dividia o País. Faz tempo é a maior potência da Europa, tudo funciona bem, muito bem". Conto isto para chegar ao futebol, um apêndice da sua organização perfeita. Não faz muito tempo, foi campeã do mundo por estas bandas, agora repica na Copa das Confederações, novamente faixa no peito e taça no armário. Os títulos são frutos da organização dos campeonatos, aliado aos projetos a médio e longo prazo das seleções. Some-se a isto, a qualidade dos profissionais envolvidos. Alemanha, um País exemplar, dentro e fora do campo.
JOGO CABEÇA
O jogo Coritiba X Vasco teve dois tempos distintos, quando Thales atacante cruzmaltino fez 1×0 na metade do primeiro tempo, ninguém imaginava o que estava por vir. Na segunda etapa, depois das mexidas do Pachequinho, o Coxa, por intermédio do Kleber, virou o jogo, e no finalzinho cedeu empate. Um detalhe, todos os quatro gols, foram feitos de cabeçadas. Pelo que correu na segunda etapa, os jogadores do Coritiba davam a impressão de vitória, o que acabou não acontecendo, por erro individual de marcação. Fica uma dura lição para o futuro.
GOL IRREGULAR
Atlético e Sport, faziam um jogo de regular qualidade técnica, tudo levava a crer que terminaria empatado sem gols. Dai aconteceu o erro da arbitragem, deu pênalti contra o Atlético, quando não houve nada de anormal na jogada. O atacante Diego Souza bateu, e fez o gol da vitória do Sport. Claro que o Atlético só se defendeu, na verdade chutou uma bola a gol, durante toda partida. Isto entretanto, não dá o direito ao árbitro de um erro daquele tamanho, que prejudicou o Atlético e logicamente favoreceu o Sport. Passa o tempo e os erros de arbitragem continuam. Pior, teve árbitro que cometeu equívoco até com o recurso eletrônico.
CLASSIFICAÇÃO
Na série A, o Corinthians se distanciou dos demais, tem sete pontos de vantagem sobre o Grêmio, segundo colocado. Depois pela ordem Flamengo e Palmeiras. O Coritiba começou bem e estacionou, o Atlético iniciou mal e subiu na tabela. Na série B, o Guarani de Campinas e o Juventude de Caxias são os líderes com a mesma pontuação 22 pontos, logo atrás América de Minas e Vila Nova de Goiânia. Paraná Clube subindo, Londrina descendo e Internacional em crise.
Todos sabem do ocorrido com o avante Kleber do Coritiba, inclusive da sua punição. Pois bem Kleber sob o efeito suspensivo, jogou contra o Vasco da Gama, além de fazer dois gols foi eleito por unanimidade o melhor em campo. Kleber treina forte e joga forte, mais do que isto tem bola no corpo e faro de gol. Entretanto seu gênio está sempre no fio da navalha. Se tivesse conseguido domar o Gladiador que está dentro de si, teria feito uma carreira igual à do Romário ou Ronaldo, dois campeões do mundo.