Há pouco mais de um mês, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) iniciou uma nova modalidade para atendimento ao público externo. Além de oferecer suporte presencial no Grupo de Atendimento ao Público (GAP), a Capitania também conta com o atendimento pelo e-mail: [email protected].
Desde que foi criada, a ferramenta tem recebido, em média, 20 contatos mensais. A maior parte dos acessos trata de questões sobre cadastro de embarcações, carteiras de habilitação e cursos oferecidos pela Marinha.
Segundo o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva, a proposta do “fale conosco” não é substituir o atendimento presencial, mas sim “ampliar a assistência ao usuário para que ele possa obter o maior número de informações sem precisar dirigir-se à Capitania e quando o fizer, já tenha conhecimento dos serviços que lhes serão prestados e dos documentos que precisa apresentar”, declarou.
No Grupo de Atendimento ao Público, cerca de 200 usuários por semana buscam os serviços prestados pela Capitania. O local é dotado de guichês e área destinada ao atendimento preferencial. Os usuários são atendidos por senhas, dispostas em painel eletrônico. O GAP está localizado na sede da Capitania, em Paranaguá. Os atendimentos acontecem de segunda à quinta-feira, das 8h30 às 11h30, exceto na primeira segunda-feira de cada mês, quando ocorrem serviços internos.