Continua na Casa da Cultura Monsenhor Celso em Paranaguá a Exposição Litorarte 2017 composta por obras dos alunos da rede Estadual de Ensino do litoral paranaense e busca, entre outros, incentivar a descoberta de novos talentos no conceito do belo.
Após a exposição Litorarte, dia 18 de outubro acontece a vernissage de uma significativa mostra das obras que compõe o Acervo da APAV Associação Parnanguara de Artes Visuais.
Imperdível!
Definições
“É impossível obter uma definição não subjetiva do belo.” Marcel Mauss
Mostra Conceito Sempre Conceito
Na Casa Brasilio Itiberê ainda permanece a Mostra Conceito Sempre Conceito com obras de sete artistas atuantes no cenário das artes visuais em Paranaguá. O visitante vai ter a oportunidade de apreciar várias técnicas e conceitos que passeiam da cerâmica, entalhe em madeira, lindíssimas obras clássicas com paisagens parnanguaras, culminando com conceitos contemporâneos.
Semana do Fandango Caiçara em Guaraqueçaba
Acontece até domingo, 8 de outubro, a Semana do Fandango Caiçara em Guaraqueçaba. A programação é gratuita e conta com rodas de prosas, oficinas, exposição de artesanatos, homenagem aos mestres que já se foram, exposição fotográficas, debates sobre a salvaguarda do Fandango Caiçara e bailes. As atividades serão realizadas em diversos locais
Batido e bailado, versos e toques, uma expressão musical-coreográfica-poética. Assim é o Fandango Caiçara, uma expressão festiva que abrange o litoral sul do estado de São Paulo e o litoral norte do estado do Paraná. A forma de expressão possui uma estrutura bastante complexa e se define em um conjunto de práticas que envolve o trabalho, o divertimento, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres. Seu ambiente cultural envolve também a produção de instrumentos, a organização de mutirões e trabalhos de pesquisa.
A Semana do Fandango Caiçara de Guaraqueçaba Mestre Janguinho é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do projeto Ô de casa; conta com o apoio do Grupo Marista de Guaraqueçaba, da Secretaria Municipal de Turismo, do Grupo Fandanguará, do Grupo Canutilho Temperado e do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O projeto Ô de casa visa a mobilização e articulação de fandangueiros, grupos de fandango, instituições parceiras da sociedade civil e poderes públicos para fortalecer o contato, a cooperação e o intercâmbio entre eles fomentando assim a manutenção, difusão e divulgação do fandango caiçara.
Arte Pensante
“Nossos olhos veem bem quando estão quietos.” Autrum