Seja como jogador ou treinador veremos no campeonato Estadual caras novas e velhos e queridos conhecidos. O correto Milton do Ó vai comandar o Cascavel, que terá o meia Dinelson e os garotos bons de bola Oberdan e Tocantins. No Toledo, a estrela é o seu técnico Paulo Baier, jogou muito, imagino uma boa carreira como técnico. No União de Francisco Beltrão mais um nome conhecido, Ivair Cenci, um técnico vencedor altamente competitivo. No Cianorte, uma boa novidade, Richarlyson um campeoníssimo por onde passou. O querido Rio Branco trouxe o técnico Maurílio, que como jogador foi acima da média, como técnico tem feito bons trabalhos por onde passou. O simpático Foz do Iguaçu tem no comando Alan Aal, que como zagueiro foi um líder de boa qualidade, como técnico está cada ano melhor. No Maringá, Fernando Marchiori mostrou conhecimento, venceu o sub-23 do ano passado, com um grupo de muita qualidade e bem estruturado taticamente. Gente, estes são alguns dos personagens do nosso campeonato, claro, com o andar da competição algumas outras estrelas vão começar a brilhar. Sorte a todos.
TRONCO DA SOLIDARIEDADE
Normalmente leio a coluna dos meus colegas. Outro dia me deparei com Yassin comentando sobre o “Tronco de Solidariedade”, uma antiga prática da Maçonaria. Como tudo que é feito em benefício do próximo, o tronco da solidariedade ajuda, socorre e dá assistência aos irmãos necessitados, sem alarde. Filantropia pura, como disse Jesus um dia “o que a mão direita faz de bem, a esquerda não precisa saber”. Estamos em uma época de pouca filantropia e muita publicidade. A Maçonaria por intermédio da coluna da Yassin, nos lembrou como devemos agir. Ensinamento puro.
INCOMPETENTES
Quase não acreditei, na cidade de Colombo, região Metropolitana de Curitiba, nas barbas do Palácio do Governo, aconteceu o seguinte. Um jovem foi morto em tentativa de assalto, próximo à sua residência. A Polícia Militar chegou ao local e vendo o óbito, chamou a viatura do IML para recolher o corpo. Por incrível que pareça, a família teve que velar a vítima no meio da rua. Sabem por quê? O IML de Curitiba não tinha viatura disponível em condição de recolher o corpo. Acreditem, pois este fato é verdadeiro. Levou mais de dez horas a chegada da viatura do IML. Sinceramente, pode isto? Claro que não. Nem aqui nem na Cacha-Pregos! Com a palavra as autoridades competentes, ou no caso incompetentes.
COMPETENTES
Confesso que sou ouvinte de carteirinha da rádio Educativa FM 97.1 de Curitiba. Boa música com ótimos apresentadores e apresentadoras. Entre eles o “fora de série” Sérgio Silva, um dos mais completos radialistas do Brasil. Pois bem, dia destes, Serginho entrevistou o compositor mineiro Lô Borges. Acreditem, foram pouco mais de dez minutos, uma aula de história da música brasileira. Verdadeira lição de como perguntar e como responder. Duas feras no ar, torci para o tempo parar, cada pergunta inteligente, tinha uma resposta carregada de conhecimento e história do Brasil musical. Salve o Rádio dos competentes.
FRASE
“Em Cuba nunca preso político algum foi torturado”. Frase do ditador cubano Fidel Castro no auge da guerra fria, desmentida por um guarda-costas seu posteriormente.