No sábado, 18, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de saúde (Semsa), realizou o “Dia D” de Multivacinação, aderindo à Campanha Nacional de Multivacinação que ocorre até o dia 31 de outubro. A cerimônia de abertura aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Emir Roth, localizada na Ilha dos Valadares, e contou com a presença do prefeito Adriano Ramos, da vice-prefeita, Fabiana Parro, do secretário municipal de Saúde, Daniel Fangueiro, do diretor da 1.ª Regional de Saúde (RS) de Paranaguá da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Leovaldo Bonfim; além de profissionais da saúde e a população em geral.
No “Dia D”, todas as UBS´s e a Sala de Vacina do município estiveram abertas em horário especial para atender à população e garantir a atualização das cadernetas de vacinas. Além de garantir que crianças de zero à 14 anos sejam imunizadas, houve também a vacinação de adolescentes e adultos, tendo como objetivo recuperar as altas coberturas vacinais no município, algo essencial para a prevenção de diversas doenças.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Município
O prefeito Adriano Ramos esteve acompanhando a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e reforçou a importância da imunização e do cuidado contínuo e proteção das famílias.

“O Dia D de vacinação é um momento de cuidar e proteger, é um compromisso com a saúde das nossas crianças e adolescentes. Vacinar é um gesto de amor. Nós vamos continuar investindo pesado para que todos tenham acesso à saúde de qualidade na nossa cidade. Quem ama, cuida e protege”, afirma
A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, destacou a importância de estar em dia com a vacinação para a proteção de diversas doenças. “Hoje foi um dia muito importante, pois ocorreu o Dia D de Multivacinação. Data em que todas as nossas UBS estiveram abertas para que a nossa população coloque em dia a carteira de vacinação. E deixamos o alerta para os pais sobre a importância da vacinação de nossas crianças. A gente não pode deixar passar nenhuma vacinação”, ressaltou.

Semsa
Para o secretário municipal de Saúde, Daniel Fangueiro, o mês de outubro é um período especial para a sua pasta, pois marca a realização da Campanha Outubro Rosa e do Dia D de Multivacinação, ambas voltadas para o bem-estar de toda a população. Ele reforça que a campanha é motivada pela Sesa e segue até o dia 31 de outubro para aumentar o acesso da população à vacinação.
“É muito importante essa campanha para que a população de Paranaguá, os cidadãos, acessem as UBS para atualizar a sua carteirinha de vacinação. Pedimos para que a população conduza a sua família para efetivamente se vacinar e se proteger”, ressaltou.
Fangueiro explicou o processo para imunização no município. “Para se vacinar basta chegar à Unidade Básica de Saúde com um documento e sua carteira de vacinação, e lá o Agente Comunitário de Saúde e o pessoal da unidade vai verificar se existe alguma vacina que deve ser tomada, que precisa ser atualizada”, explicou.

Vacinas disponíveis em Paranaguá
Segundo o secretário, atualmente o município conta com as seguintes vacinas disponíveis: sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral); poliomielite (inativada); febre amarela; Covid-19 e Influenza (gripe); HPV; BCG; hepatite B e A; penta (DTP/Hib/HB); rotavírus; pneumocócica 10-valente (conjugada); meningocócica C e ACWY (conjugadas); aricela e DTP.
“Todo o portfólio de vacinas do Ministério da Saúde (MS), estão disponíveis. Então, vocês que não tiveram acesso a essa vacina, procuraram as Unidades Básicas de Saúde para fazer a vacinação”, reforçou.
Para garantir a imunização, é necessário apresentar RG e, se possível, a caderneta de vacinação. “Vacina boa é aquela que é aplicada no braço. Portanto, dirijam-se às UBS´s, atualizem a sua carteira de vacinação e protejam a sua família”, concluiu Daniel Fangueiro.
1.ª Regional de Saúde de Paranaguá
Levaldo Bonfim, diretor da 1.º Regional de Saúde (RS) de Paranaguá, reforça a importância da estratégia adotada pelo MS para a elevação da cobertura vacinal. “Temos que lembrar que a vacina é um ato de amor. A partir do momento que você deixa de vacinar seu filho, seu adolescente, você está expondo ele a doenças graves que estariam até erradicadas”, pontuou.
“Precisamos manter essa cobertura vacinal em dia, as crianças vacinadas, para que possamos deixar de entrar doenças que já tinham sido erradicadas, como o sarampo, que há muito tempo não tinha mais e já está retornando”, disse.

Leovaldo explica ainda que os sete municípios do litoral aderiram à campanha. “Todos os municípios estão engajados, a cobertura vacinal é uma prioridade dentro da Sesa. Nós já tivemos, dentro aqui dos sete municípios da nossa região, coberturas péssimas e graças ao esforço dos municípios em conjunto com o Estado, essa cobertura vacinal está bem elevada, já está quase dentro dos padrões cobrados pelo Ministério da Saúde”, afirmou.
“É muito importante o engajamento de todos os profissionais de saúde em incorporar essa campanha de vacinação permanente. A gente faz esse Dia D como um reforço, mas a vacina está sempre disponível, o ano todo, nos postos de saúde. Então, procure dentro do calendário vacinal levar suas crianças para tomar essas vacinas”, finalizou Leovaldo Bonfim.
Locais de vacinação
Atualmente, Paranaguá conta com 16 pontos de vacinação distribuídos entre as UBS´s da cidade, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, a Sala de Vacinação do Complexo de Saúde Nazir Chimura Borba, localizada na Rua Conselheiro Sinimbu, 401, no Centro Histórico, oferece atendimento em horário ampliado, das 7h às 19h, também de segunda à sexta-feira.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá





