Na quarta-feira, 22, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), emitiu comunicado pedindo para que moradores de todo o Paraná realizem doações de sangue. A medida se intensifica no litoral do Paraná, onde a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), por meio da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá (Hemepar Paranaguá), necessita de doações de todos os tipos de sangue, visto o aumento de turistas na região no período de verão, algo que intensifica a demanda por sangue nos hospitais de toda a região.
Segundo a Sesa, “durante as férias o fluxo de pessoas nas estradas, praias e destinos turísticos aumenta, e, infelizmente, também ocorre um aumento no número de acidentes, que consequentemente aumenta a demanda por sangue nos hospitais”, acrescenta . “Paralelo a isso, as doações de sangue costumam diminuir neste período e por isso a Sesa pede que a população agende e realize doações de sangue em todas as regiões do Paraná”, complementa.
“Queremos pedir para aqueles que já doaram que continuem doando. Precisamos de mais sangue nos nossos hemonúcleos e hemocentros neste período de verão para atendermos os hospitais onde as pessoas mais precisam de uma transfusão, por isso queremos pedir mais uma vez a solidariedade, que é uma marca muito forte dos paranaenses, nessa missão de salvar vidas por meio da doação de sangue”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Segundo a Sesa, dentro da rede do Hemepar, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos distribuídos em todas as regiões do Paraná, incluindo o litoral, onde se recebem bolsas de sangue para atendimento de pacientes em cirurgias, traumas e outros tipos de tratamento.
Critérios para ser doador
Para ser doador, adolescentes com idade entre 16 a 18 anos necessitam da presença do responsável legal. “Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano”, completa a Sesa. “O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação)”, explica a pasta.
“É fundamental que a doação seja agendada para evitar filas e otimizar o estoque, sem que haja mais doações de um tipo sanguíneo e menos de outro, garantindo maior controle e atendimento de acordo com a demanda regionalizada”, ressalta a diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Vivian Patricia Raksa.
Onde doar
Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os moradores do litoral que desejam doar sangue neste começo do ano podem agendar o atendimento pela internet. Para isso, é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao. Há também o telefone/WhatsApp (41) 3420-6663 ou o telefone telefone (41) 3420-6662.
Moradores podem doar em todas as regiões do Paraná em unidades do Hemepar. “Para localizar a unidade mais próxima e agendar a doação, acesse o site da Sesa“, finaliza a Secretaria de Saúde.
Com informações da Sesa