Mais um espaço público municipal está sem funcionamento devido às suas condições precárias em Paranaguá: trata-se do Mercado do Peixe da Ilha dos Valadares, local que foi interditado na quarta-feira, 15, pela Prefeitura de Paranaguá, devido às péssimas condições de higiene e por estar insalubre. Uma ação conjunta foi feita entre secretarias municipais, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal (GCM), algo que baseou a decisão, visando resguardar a segurança e saúde dos frequentadores do Mercado, incluindo trabalhadores e clientes.
“No último dia 15, as equipes da secretaria de Obras, técnicos da secretaria de Meio Ambiente, técnicos da Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal e secretaria de Serviços Urbanos, estiveram vistoriando as instalações do Mercado do Peixe da Ilha dos Valadares. Na ocasião, cada órgão fez sua avaliação técnica e o resultado foi de que o local está em péssimas condições de higiene e insalubre. Então, para resguardar a saúde e a segurança, tanto das pessoas que estavam trabalhando, como de quem utiliza os serviços ali realizados, o Mercado foi interditado”, afirma a secretária municipal de Serviços Urbanos, Chris Rosa.
A gestora ainda ressalta que no Mercado do Peixe estavam trabalhando pessoas não-licenciadas “e que realizam a limpeza dos pescados”, sendo feita a venda posteriormente e em outros estabelecimentos. “Ainda não há previsão para a reabertura do Mercado”, detalha o município.
“Agora vamos esperar os laudos técnicos para avaliar se cabe uma reforma na estrutura, ou se ela terá que ser demolida para dar lugar a um novo prédio. Por isso, para tomar essa decisão, dependemos de estudos que estão sendo realizados”, finaliza a secretária Chris Rosa.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom