No dia 15 de setembro foi a posse do Irmão Mucio Bonifácio e do Irmão Ademir para Grão Mestre Geral e Grão Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil.
O Grande Oriente do Brasil tem comprometimento histórico com nossa Pátria, especialmente com o objetivo de estimular a consciência da nacionalidade brasileira, como já aconteceu por ocasião da independência do Brasil. Numa visão de futuro, seguramente a inclusão no debate nacional para a conscientização da família maçônica em relação aos temas políticos e sociais, é um desafio a ser colocado na agenda da maçonaria brasileira.
O momento preocupante por que passa nosso País tem sido a tônica da discussão no âmbito da sociedade brasileira, em especial, pelos maçons. A corrupção sistêmica instalada no País é um flagelo a ser combatido. O desprezo pelo civismo é outra preocupação que se reflete nas escolas brasileiras, por conta da ausência de inserção de culto ao civismo nos currículos escolares. Também, nas escolas, não se observa o cumprimento de Lei Federal que determina a prática de entoar o Hino Nacional, pelo menos uma vez por semana. Temos, pois, que resgatar importantes aspectos para motivar a consciência da nacionalidade brasileira e estimular o fiel cumprimento da Lei, não permitindo que interesses coletivos sejam sepultados por aspectos de vantagem pessoal.
A crise que estamos vivenciando também significa uma chance única para reconstrução do Brasil. É um imperativo apostar na renovação de valores na política e no aprimoramento da democracia. O Brasil tem profundas potencialidades. Cada vez mais, presenciamos uma crise na democracia representativa. A tecnologia está revolucionando o papel do cidadão, nas decisões nacionais. Temos que produzir uma agenda positiva para o Brasil.
Parabéns aos Irmãos Mucio e Ademir e que façam uma gestão profícua em prol da Maçonaria e do Brasil.
Yassin Taha
DEP. FEDERAL – GOB