conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Curso capacita médicos e enfermeiros para atendimento aeromédico com helicópteros

Ao todo, 20 profissionais entre médicos e enfermeiros concluíram o treinamento.

Publicado

em

Desde sua implantação, em 2007, o serviço aeromédico do Paraná já realizou mais de 30 mil atendimentos. / Foto: Serviço Aeromédico/Sesa/PR

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu um curso de operador de suporte médico para as equipes que compõem as tripulações aeromédicas da Unidade Aérea Pública (UAP), da Secretaria e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Paraná.

Ao todo, 20 profissionais, entre médicos e enfermeiros, das bases aeromédicas de Maringá, Ponta Grossa, Londrina e Cascavel, concluíram o treinamento, que foi ministrado em Cascavel, no Oeste do Estado, na sexta, 26, e no sábado, 27.

“Esse é o quarto curso organizado pela Sesa e tem como objetivo aprimorar e padronizar os processos operacionais das equipes para o atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar com a utilização de helicóptero”, disse o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Na prática, o curso permite a formação e a autorização técnica em termos de voo para que o médico e o enfermeiro possam trabalhar nestes helicópteros. O serviço aeromédico do Paraná é autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e segue as diretrizes dispostas no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 90. O curso ofertado pela Sesa segue as orientações do RBAC.

Neste treinamento são abordadas questões como segurança operacional dentro e fora da aeronave, as funções do helicóptero desde a parte mecânica, estrutural, de peso e balanceamento, do clima e de abastecimento, habilitando os profissionais para atendimentos com a utilização destas aeronaves.

Foto: Serviço Aeromédico/Sesa/PR

ATENDIMENTOS

Desde sua implantação, em 2007, o serviço aeromédico do Paraná já realizou mais de 30 mil atendimentos, que incluem o socorro a vítimas de acidentes, casos de emergência clínica, como infarto e AVC, transferência de pacientes graves e também o transporte de órgãos para transplante.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

O diretor de Gestão em Saúde da Sesa e gestor da UAP, Vinícius Filipak, participou do curso e falou sobre a importância do treinamento.

“O Governo do Estado está na vanguarda da qualificação dos seus profissionais, visando a atualização e valorização deste trabalho para que mais vidas continuem sendo salvas todos os dias”, ressaltou.

Fonte: AEN 

Em alta