A hanseníase, anteriormente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Ela afeta principalmente a pele, os nervos periféricos, as mucosas do trato respiratório superior e os olhos. Apesar de ter um longo período de incubação e uma progressão lenta, a hanseníase pode levar a complicações sérias se não tratada a tempo, diante da alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e/ou força muscular, podendo gerar incapacidades permanentes.
Tendo em vista que o maior problema é o desconhecimento da doença, surgiu a campanha “Janeiro Roxo” como uma iniciativa de conscientização sobre a hanseníase, combatendo o estigma e promovendo o diagnóstico precoce, bem como o tratamento adequado. O mês de janeiro foi escolhido por ser o mesmo em que se celebra o Dia Mundial da Hanseníase – no último domingo do mês. E a escolha da cor roxa simboliza a luta contra a doença e a solidariedade com os afetados.
Assim, a importância dessa campanha reside na luta contra a hanseníase, promovendo a educação e a conscientização, a fim de reduzir o preconceito associado à doença, além de encorajar as pessoas a buscarem ajuda médica mais cedo, o que é vital para o tratamento eficaz e a prevenção de lesões severas e irreversíveis.
Destaca-se que o diagnóstico precoce é essencial e o tratamento da hanseníase está disponível gratuitamente nas unidades de saúde, o qual tem como resultado a cura e a interrupção da transmissão.
Fique alerta ao surgimento de áreas com diminuição dos pelos e do suor, à sensação de formigamento ou fisgadas, à diminuição ou perda da sensibilidade ou da força muscular e ao aparecimento de caroços e manchas no corpo.
A campanha “Janeiro Roxo”, portanto, desempenha um papel fundamental no combate à doença em questão, que, apesar de antiga, continua sendo uma preocupação de saúde pública relevante.
Ao nos educarmos e conscientizarmos sobre os sintomas, tratamentos e formas de prevenção, estamos não apenas ajudando a reduzir o número de novos casos, que permanece alarmantemente alto em nosso país, mas também estamos combatendo o estigma que muitas vezes acompanha esta doença.
Ações individuais e coletivas são cruciais, razão pela qual incentivamos a todos que se informem, compartilhem conhecimento e, acima de tudo, busquem assistência médica ao primeiro sinal de sintomas. A hanseníase é uma doença curável, e juntos, podemos fazer uma diferença significativa na vida daqueles afetados por ela.
Lembre-se: a prevenção e o tratamento precoce são as chaves para erradicar a hanseníase. Participe da campanha “Janeiro Roxo” e contribua para um futuro mais saudável e consciente.