conecte-se conosco

Esportes

Gestão de Projeto e Pessoas: O Planejamento do Monte Sião/Sespor em 2018

A gestão, o profissionalismo dos atletas e comissão técnica fazem do Monte Sião um clube onde não se pensa apenas em ganhar jogos, mas em ser vitorioso na vida.

Publicado

em

O que é preciso fazer para que um time de futsal (ou de qualquer esporte) dê certo? Podem ser listados alguns fatores muito importantes como estrutura física, treinamento técnico, seriedade da comissão técnica, diretoria e um projeto sólido. Mas, além disso, é fundamental ter uma Gestão de Excelência. Isso implica ter um trabalho focado em metas ousadas e um planejamento muito bem feito para que o acompanhamento das metas seja efetivo.

O projeto Monte Sião foi concebido, desde seu início, dentro de um planejamento muito bem elaborado em que cada passo dado não foi aleatório, e sim respeitando etapas dentro de seu amadurecimento visando a um crescimento sustentável.

Nesta temporada, a equipe conquistou o título dos Jogos Abertos do Paraná e terminou o Campeonato Paranaense de Futsal – Chave Prata – em 4.° lugar.

Muitos podem se surpreender ao ver um time que se classificou em último lugar na primeira fase chegar às semifinais e vender caro a vaga nas finais, mas para o staff da Associação Monte Sião isso não foi uma surpresa.

Nas palavras da presidente Karen Kleinhans Mafra “buscamos excelência dentro e fora de quadra, o que nos move é a vontade de crescer como profissionais e como pessoas. Não temos medo de dar um passo para trás sabendo que o salto para o futuro pode ser maior e essa temporada foi prova disso”.

Este ano, a Associação contou com o auxílio de consultores externos, todos voluntários, que trabalharam em um projeto de Gestão a médio/longo prazo para o Monte Sião que abrangeu tanto a revisão de metas e objetivos como marketing e gestão de pessoas. Deste trabalho, surgiu uma nova identidade visual para o projeto bem como a consolidação do estado desejado para o Monte Sião, além de revisão da estratégia da Associação e seu foco.

Um dos maiores focos de trabalho da Associação Monte Sião é e sempre foi o desenvolvimento das pessoas, desde as crianças das categorias de base até os atletas profissionais. Assim, no final de 2017, o Coach Erick Mendes propôs um desafio para 2018: trabalhar com os atletas profissionais e comissão técnica a excelência no desempenho, dentro e fora de quadra, com metodologias comprovadas cientificamente. O projeto então foi desenhado em duas etapas: a primeira consistiu no mapeamento do perfil comportamental dos atletas e comissão técnica e, em segundo lugar, a realização do processo de Coaching. Em parceria com a Solides e usando a Inteligência Artificial a equipe e comissão técnica que disputou o Campeonato Paranaense teve todo o seu perfil mapeado e, com o mapeamento em mãos, o Coaching foi realizado com base nas competências dos atletas e focado para as metas estipuladas no planejamento estratégico feito no início do ano.

Erick Mendes destaca que “o que foi utilizado neste trabalho é o que há de mais moderno em termos de tecnologia de desempenho humano e inteligência artificial e pudemos trabalhar com a equipe explorando as competências e diferenciais de cada pessoa e eliminar seus pontos limitantes, o que nos permitiu potencializar o que cada atleta tem de melhor”.

Para Felipe Santos, da Solides, a utilização dos perfis dentro da gestão comportamental é extremamente benéfica. “Através dos perfis podemos conhecer mais a fundo as necessidades e características de cada profissional, personalizando as tarefas, mudando estratégias e tornando a gestão mais direcionada. Dessa forma, ficamos muitos felizes e honrados em poder contribuir para o Projeto Monte Sião e mapeamento dos profissionais e, mais do que isso, saber que muitas crianças serão beneficiadas por este projeto! Ver uma gestão de pessoas realmente impactante e focada em resultados reais é maravilhoso. Para nós da Solides é sempre um prazer participar deste tipo de projeto”, enfatiza.

Por isso, para os integrantes da diretoria e comissão técnica da Associação Monte Sião, não há surpresas ao ver onde a equipe profissional chegou. Não por uma atitude arrogante, longe disso, mas simplesmente porque houve um planejamento e a utilização de ferramentas de gestão que contribuíram para estes resultados. Diretoria e atletas sempre souberam onde queriam chegar. Gestão efetiva, o profissionalismo dos atletas e comissão técnica fazem do Monte Sião um clube onde não se pensa apenas em ganhar jogos, mas em ser vitorioso na vida.

AMS

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress