conecte-se conosco

Esportes

Acessibilidade para autistas: Copa Mundo do Futsal contará com espaço adaptado

Evento terá início na terça-feira, 10

Publicado

em

Arena Albertina Salmon contará com um espaço adaptado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA)

Na terça-feira, 10, Paranaguá receberá a Copa do Mundo de Futsal, maior evento da modalidade com equipes de diversos países, e para garantir uma experiência incrível a todos os presentes, a Arena Albertina Salmon contará com um espaço adaptado para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

O espaço que será totalmente personalizado e contará com protetores auriculares para atender àqueles com hipersensibilidade auditiva, garantindo isolamento acústico e além disso profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SEMEDI) estarão à disposição no local para supervisionar e atender às necessidades de todos os presentes.

A ideia partiu da Secretaria Municipal de Gabinete Institucional (SMGI) tendo como objetivo incluir e garantir o acesso dos autistas a todos os lugares, afinal “lugar de autista é em todo lugar”, conforme destaca a secretária Amanda Roque. “Estamos sempre buscando formas para garantir o respeito e acolhida todas as pessoas”, completa.  

Para o prefeito Marcelo Roque, o espaço inovador vai abrilhantar mais o evento. “Poder promover a inclusão e ao mesmo tempo proporcionar uma experiência de nível internacional a todos, é gratificante”, destaca Marcelo Roque. 

Para a secretária de Educação, Tenile Xavier, a criação deste espaço em eventos dos mais diversos tipos, é essencial para garantir a inclusão. “Pensamos de forma conjunta em todos os detalhes para proporcionar momentos únicos tanto as pessoas autistas, quanto seus acompanhantes”, enfatiza Tenile. 

Com informações da SMGI