Mais de 30% das obras de construção da ponte da Ilha dos Valadares em Paranaguá já foi concluída. Trata-se de um serviço muito esperado pela população que há anos aguarda por uma melhoria como esta que trará benefícios para a mobilidade dos moradores, assim como tende a potencializar o turismo.
O turismo é algo que pode ser incentivado na localidade tendo em vista as riquezas culturais e ambientais presentes. A Ilha tem comunidades tradicionais de fandango, especialmente a Associação Mandicuera, que preserva essa manifestação cultural e artística, incentivando também os jovens. Algo que chama muito a atenção de turistas e é, sem dúvida, uma característica marcante da região.
Além disso, a Ilha ainda tem um plano de criação de uma Unidade de Conservação que pode contribuir com o desenvolvimento socioeconômico, devido a sua rica biodiversidade. Isso poderia atrair visitantes interessados em atividades de ecoturismo e turismo sustentável, gerar empregos diretos e indiretos, movimentar a economia local e valorizar o patrimônio natural.
Com todo esse potencial, está mais do que justificada a importância de uma infraestrutura adequada para a região, sem falar dos benefícios que as comunidades terão com uma travessia segura e mais rápida, já que poderão passar carros e motos pela ponte.
Sob todos esses aspectos, a torcida que fica é para que a obra seja entregue no prazo para que a população possa sentir os impactos da melhoria em infraestrutura quanto antes. Essa, somada a outras obras importantes em execução no litoral, como a revitalização da orla de Matinhos, são imprescindíveis para uma região que deseja crescer e se estabelecer como destino turístico.