Setembro é um mês importante para quem trabalha na área de saúde mental. O mês é voltado para a campanha Setembro Amarelo, com diversas ações que visam a prevenção do suicídio através de debates sobre o assunto para levar informação e formas de ajudar àqueles que mais precisam.
Os índices de suicídio no Brasil e no mundo são altos e por isso este mês se apresenta como uma oportunidade de desmistificar o tema e falar sobre ele da maneira correta. Especialmente, focando nas formas de prevenção. Para isso, é importante conhecer os sinais de depressão e outras situações ou dizeres que podem levar ao suicídio. Além disso, é importante ficar atento aos membros da família e círculos de amigos e acolher e amparar, mostrando maneiras de procurar ajuda e tratamento psicológico, ao invés de julgar ou não levar em consideração o que esta pessoa está sentindo.
Uma das formas de ajudar é indicar o Centro de Valorização à Vida (CVV), um projeto que fornece apoio emocional e prevenção do suicídio. Através de telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias da semana, pessoas capacitadas atendem de forma voluntária e gratuita todos que precisam conversar. O serviço é totalmente sigiloso e já ajudou muitas pessoas com as palavras certas nas horas certas.
O tema central da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”, evidenciando que as pessoas não podem se calar diante das dificuldades. O mês de setembro convida a sociedade a olhar mais para o outro de forma empática, oferecendo ajuda quando possível e validando os sentimentos de quem passa por momentos difíceis na vida. Convida também os cidadãos a agir para evitar o suicídio e fazer a diferença na vida de alguém, contribuindo para a queda nos índices e salvando vidas.