O Dia dos Pais é uma data especial em que se celebra a figura paterna e a importância dos laços familiares.
É também uma oportunidade para os filhos expressarem sua gratidão e reconhecimento à figura que serviu de modelo, e que de uma forma ou outra sempre busca estar ao seu lado, apesar dos afazeres do dia-a-dia.
A data é comemorada no segundo domingo de agosto, mas em outros países a data pode variar. Mas vale destacar que inicialmente, aqui no Brasil o Dia dos Pais era fixa e comemorada no dia 16 de agosto, em alusão ao dia de São Joaquim, que foi o pai da Virgem Maria e, portanto, avô de Jesus Cristo. Com o passar dos anos, a data foi modificada para o segundo domingo do mês de agosto, para que os pais pudessem aproveitar o dia com os filhos, pois geralmente a maioria deles têm folga aos fins de semana.
Muitos filhos gostam de homenagear com presentes, organizar um almoço ou um passeio, mas há aqueles que demonstram seus sentimentos em afetos e palavras. Seja qual for a escolha, o mais importante é demonstrar o seu amor, carinho e afeto explicitando todo o significado que seu pai teve em sua vida.
Mas também é uma data em que devemos utilizá-la para reflexão, pois a ausência do pai é um tema que preocupa muitas pessoas, uma vez que pode ter consequências para o desenvolvimento emocional e social da criança ou adolescente. Lembrando que nem todos os casos de ausência paterna são iguais, e por isso não se pode generalizar, mas sim ter a consciência da responsabilidade de se gerar uma vida, que merece toda atenção, cuidado e amor.
Ser pai também é ter a capacidade de amar aquele que chama de filho, seja os de sangue ou de coração.
Então, comemorar o Dia dos Pais é uma forma de celebrar e reconhecer o valor e a importância dos pais na família e na sociedade.
Celebre a data, pois é uma oportunidade de fortalecer os laços afetivos, compartilhando momentos de amor e alegria. Um feliz Dia dos Pais.