Como anunciado na abertura da Copa Mundo do Futsal pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, a cidade será novamente sede do evento no próximo ano. A renovação foi assinada no último fim de semana e garante mais uma vez a vinda de delegações para o município, movimentando o setor de turismo, comércio e a economia local.
O balanço, portanto, é positivo, tanto pelo impacto nessas outras áreas que vão além do âmbito esportivo, quanto pelas doações arrecadadas em troca de alimentos que serão posteriormente destinados para instituições de caridade. O público que comparece na Arena Albertina Salmon para acompanhar as partidas trocam o ingresso por um 1kg de alimento. Somente na abertura as doações foram de ração, na qual o montante arrecadado já foi entregue para quatro associações que fazem trabalho de resgate animal em Paranaguá.
A competição também envolve os estudantes da rede municipal de ensino e as crianças autistas, que possuem um local especial para assistir aos jogos com a família. No último fim de semana, algumas crianças atendidas no Centro de Autismo, pela Secretaria Municipal de Inclusão (SEMI), entraram com os atletas antes da partida. Elas levavam o lema“Respeito, Igualdade e Inclusão”.
Vale destacar que a Copa Mundo de Futsal Feminino também já foi confirmada e será realizada de 3 a 10 de julho em Paranaguá, reunindo 15 das principais equipes da modalidade, a maior competição internacional de clubes da categoria.
Diante de todos esses aspectos, pode-se afirmar que a Copa Mundo do Futsal até agora foi um sucesso. Pela ampla participação do público, por ser um evento notório na cidade e por acolher a todos na Arena, de todas as partes do mundo. Com isso, se torna também um entretenimento gratuito para as famílias do município e da região que por diversas vezes cogitou a possibilidade do litoral sediar grandes eventos.