Um novo passo importante foi dado para a construção da ponte de Guaratuba, um investimento aguardado há anos pela população do litoral que está, finalmente, saindo do papel. Na última semana, foram realizadas sondagens e reuniões técnicas por equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). As primeiras reuniões começaram na última sexta-feira, um dia após a emissão da licença ambiental pelo Instituto Água e Terra (IAT). O DER/PR também organizou nesta semana encontros com representantes da comunidade local e de povos indígenas da região com visitas ao local onde será construída a ponte de ligação entre os municípios de Matinhos e Guaratuba.
Enquanto todos os trâmites do projeto da obra de infraestrutura são realizados até a efetiva construção da ponte, os motoristas ainda precisarão utilizar o ferry boat para a travessia Matinhos-Guaratuba. A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística publicou um edital nesta semana para a contratação da nova empresa para operação da travessia. A iniciativa visa substituir o contrato atual, de natureza emergencial, por um licitado, em regime regular, pelo prazo de 25 meses.
É primordial oferecer um serviço de qualidade para os moradores e visitantes do município de Guaratuba e região. A travessia é indispensável até que a ponte seja construída, assim como a contratação de uma empresa séria e comprometida com a realização do serviço. Especialmente porque este novo contrato estará vigente na próxima temporada de verão, período em que o movimento para a travessia se torna ainda mais intenso e há a necessidade de segurança e agilidade. Para que, desta forma, a temporada tenha o mesmo sucesso da última, com várias atrações que fizeram com que os visitantes procurassem as praias paranaenses. Tudo isso aliado a infraestrutura de qualidade, a tendência é que aumente o número de turistas na região.