Editorial

A educação e seu papel transformador

Dia da Educação: que a cada ano a educação continue avançando, sem deixar ninguém para trás

editorial

O dia 28 de abril e o dia 24 de janeiro são dedicados a celebrar a educação no mundo. A data de 28 de abril foi instituída no Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Nesta data, os países participantes, incluindo o Brasil, assumiram o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo com metas estabelecidas até 2030. 

O direito à educação básica no Brasil foi conquistado através da Constituição Federal de 1988, antes disso não havia a obrigação pelo Estado de garantir a educação aos brasileiros. Felizmente, muito se avançou nesta área. Hoje, as crianças têm o direito ao ensino e devem ser matriculadas obrigatoriamente nas escolas. Mas a educação foi além com o acesso à educação especial e inclusiva.

Essa edição da Folha do Litoral News traz uma reportagem com uma professora especializada na área que se dedica a transformar a realidade de alunos com deficiência ou transtornos e seus familiares, mostrando que a educação pode e deve alcançar a todos.

É através do trabalho dela e de outros professores que pais conseguem ter mais esclarecimentos sobre a educação de seus filhos após receberem um laudo médico. É na escola que eles encontram amparo para apoiar os filhos e possibilitar que tenham educação de qualidade que contribua para o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. 

Desta forma, fica evidente que neste Dia da Educação se faz necessária a reflexão sobre o papel transformador das escolas na vida dos estudantes e como a educação inclusiva contribui para a formação de valores como o respeito ao próximo e às diferenças. Que a cada ano a educação continue avançando, sem deixar ninguém para trás.

Você também poderá gostar

A educação e seu papel transformador

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


A educação e seu papel transformador

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.