Uma cidade limpa e organizada não se faz apenas com ações do Poder Público. Ainda que este seja fundamental na organização das coletas de lixo domiciliar, destinação correta dos resíduos e encaminhamento de materiais para reciclagem, os moradores têm papel essencial na manutenção da limpeza dos espaços públicos, assim como em frente de suas casas.
Além da poluição visual que o lixo causa, gerando um aspecto de cidade mal cuidada, há um problema ainda maior que envolve a saúde pública. O lixo descartado de maneira incorreta, em horários e locais errados, atrai insetos, roedores e, com eles, doenças que colocam a saúde da população em risco. Uma das mais conhecidas é a dengue. Material descartável como embalagens, garrafas e recipientes que podem acumular água são facilmente encontrados em terrenos e nas ruas de Paranaguá.
Na manhã de quinta-feira, 30, equipes de todas as secretarias municipais, formadas por servidores e comissionados da Prefeitura de Paranaguá, estiveram em alguns bairros da cidade para a realização do mutirão da dengue. O primeiro deste ano a fim de eliminar os focos do mosquito transmissor e atuar na conscientização da população sobre os cuidados básicos que podem fazer a diferença no controle da endemia.
Além dos impactos na poluição visual e na saúde, a destinação incorreta dos resíduos ainda gera um problema para o meio ambiente, aumenta os alagamentos e inundações e traz prejuízos ao turismo. Portanto, enquanto todos não assumirem a responsabilidade enquanto cidadãos para contribuir para uma cidade mais limpa e organizada, todos esses impactos continuarão existindo. Somente a união de esforços vai propiciar uma melhor qualidade de vida aos moradores.