Os kms 39 e 41 da BR-277, entre a capital do Estado do Paraná e as praias, s e tornaram notícia após o deslizamento de terra ocasionado por fortes chuvas no fim do ano passado. Desde então, serviços são realizados nos locais para que a rodovia seja restabelecida e o trecho pare de registrar filas frequentes que tem incomodado a população que trafega na via.
A notícia mais recente é quanto aos serviços de contenção definitiva da encosta danificada da BR-277, no km 39 e km 41, iniciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). A intervenção serve para evitar o escorregamento de materiais e é necessária para oferecer mais segurança aos motoristas. Com isso, a previsão é de que até o dia 25 de fevereiro aconteça a liberação total das pistas, desde que as condições climáticas contribuam para o avanço das obras, e a conclusão da operação ocorra até o início de abril.
Vale ressaltar que há alteração no tráfego em virtude dos serviços realizados nos locais. Neste fim de semana, novamente será retirado o guindaste da BR-277 para melhorar o fluxo nessa época que é tão importante para a movimentação turística. Os trabalhos com o equipamento estão quase concluídos e, em breve, deverá ser substituído em por andaimes ou solução semelhante, garantindo a liberação da faixa em que ele fica estacionado.
Com isso, é interessante que motoristas acompanhem as notícias com relação a BR-277 antes de seguir viagem. Mesmo que a expectativa é de que tenha condições mais favoráveis nas próximas semanas, com o Carnaval há alguns dias, transitar na rodovia requer cuidados preventivos e paciência até que tudo volte à normalidade.