O ano letivo de 2023 está perto de começar no Paraná. Marcado para o dia 6 de fevereiro, a educação no Paraná espera colher bons frutos a exemplo do que foi alcançado nos anos anteriores. O destaque do ano passado na busca pela educação pública de qualidade ficou por conta do desempenho das escolas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que colocou o ensino médio da rede estadual paranaense no 1.º lugar do País. As informações são do Ideb 2021 divulgadas em 2022.
Para a realização do indicador são consideradas as taxas de aprovação escolar e as médias dos estudantes nas disciplinas de português e matemática. Um dos objetivos do índice é avaliar a qualidade do aprendizado e estabelecer metas para melhorar o ensino público. Desta forma, as notas obtidas norteiam o trabalho da educação, indicando as defasagens que precisam de mais atenção.
O sucesso da educação no Paraná é atribuído, pela Secretaria de Estado da Educação, em matéria divulgada nessa semana, a rápida resposta frente a pandemia de Covid-19, quando os estudantes tiveram que se afastar das salas de aula e recorrer às aulas on-line. Assim como o reajuste salarial dado aos profissionais como forma de reconhecimento ao trabalho; aos investimentos em segurança alimentar, aulas de robótica, entre outras novidades.
Ainda no que tange a educação no Paraná, não se pode deixar de mencionar os cursos de Educação Profissional oferecidos pela rede em várias regiões do Estado e que dão a oportunidade de qualificação para os jovens. Parcerias também estão em processo para direcionar esses alunos para o mercado de trabalho, cumprindo a missão da educação de formar crianças e jovens para a vida. Que neste ano, a partir do dia 6 de fevereiro, os estudantes possam encontrar motivação nas escolas públicas do Paraná para aproveitar as oportunidades e alcançar o sucesso profissional.