No dia 23 de dezembro, foi inaugurado em Pontal do Paraná uma escultura de Caranguejo na Praça Central do Balneário Shangri-lá. A obra foi feita pelo artista Guilherme Ferreira, conhecido como “Índio Artesão”, sendo a segunda entregue no litoral do Paraná representando o crustáceo, a primeira foi inaugurada em 2017, em Paranaguá, na Praça de Eventos Mário Roque. A inauguração ocorreu com a presença do prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho, o “Rudão Gimenes”, e, de acordo com ele, foi um presente de Natal que vem a somar no contexto turístico no município, deixando a praça ainda mais bonita.
“O caranguejo é uma tradição na nossa cidade, na vida dos pescadores, uma das iguarias que degustamos aqui e além de ser o destaque da nossa tradicional festa do caranguejo. Uma escultura de 10 metros de largura e 2,75 de altura, com estrutura de ferro e cimento, obra realizada pelo escultor Índio de Santa Catarina”, afirmou o prefeito em suas redes sociais. A obra representa o caranguejo-uçá, crustáceo típico da região.
Segundo Rudão Gimenes, o Caranguejo também torna a Praça Central de Shangri-lá mais bonita e atrativa a moradores e turistas, remetendo também ao contexto ambiental e de preservação do mangue. “Em breve o Balneário de Pontal do Sul vai receber uma escultura de tartaruga, nas mesmas dimensões e beleza. Parabéns a todos os envolvidos, vamos juntos trabalhar para desenvolver o turismo que é a essência de Pontal do Paraná, e dar o destaque que nossa cidade merece”, completa.
Segunda obra do artista no litoral
O artista Guilherme Ferreira havia entregue em 2017 a estátua do Caranguejo em Paranaguá, que fica na Praça Mário Roque. Índio é natural do Rio Grande do Norte e é conhecido há anos por seu trabalho artístico, realizando obras também no sul do Brasil, incluindo em Itapoá – SC, que faz divisa com a região.
Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná