Neste fim do ano, um dos períodos em que as pessoas mais viajam ou planejam suas viagens, o Governo do Paraná lançou a campanha “Viva o Turismo. Viva o Paraná”, na quinta-feira, 24. Com isso, serão veiculadas na televisão, rádio, jornais e outras mídias, um convite para que as pessoas conheçam as diversas regiões do Paraná. O Estado reserva paisagens diferentes e atrações diversificadas que atendem a todos as idades e perfis de turistas.
Os esforços para divulgar o Paraná se justificam pelo alto interesse registrado neste ano. De acordo com o IBGE, o turismo cresceu 33,8% no Estado em 2022, entre os meses de janeiro e setembro, no comparativo com o ano anterior.
Um dos destinos que não pode ficar de fora dessa campanha é a Ilha do Mel, conhecido amplamente pelas suas riquezas naturais que encantam os visitantes que passam pelo local. Outro destino da região do litoral do Paraná mencionado pelo Governo do Estado, em termos de potencial de expansão turística, é Guaraqueçaba. Famoso pelo alto fluxo de visitantes e belezas conhecidas em todo o mundo, Foz do Iguaçu é um destino que merece a atenção do Estado e também não ficou de fora da campanha.
Vale ressaltar que, neste ano, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, acontece um dos eventos mais importantes da área do turismo, em Foz do Iguaçu. O Festival das Cataratas tem como objetivo conectar destinos, empresas, profissionais do turismo, inovação e sustentabilidade. Esta é, sem dúvida, uma oportunidade para mostrar às pessoas de todo o País os potenciais do Estado, especialmente no litoral do Paraná.
À medida que o Estado trabalha em prol da divulgação de seus destinos turísticos, as cidades ganham visibilidade e podem se consolidar ainda mais com suas atrações, na infraestrutura, no receptivo e atenção aos turistas que fortalecem a economia.