Cidadania

Paranaguá tem agenda voltada para o Novembro Negro

Palestra sobre imigração acontece nessa semana na Semas

uqcbpumu

A Frente Afro do Litoral do Paraná promove, neste mês, uma série de eventos voltados para o Novembro Negro. A programação começou no dia 17, com o Festival Enedina Alves Marques, no Teatro Rachel Costa, e também já foi realizado o 8.º Encontro Paranauê de Capoeira, na Praça da Ilha dos Valadares e no Mercado Municipal. 

Nesta semana, na quinta-feira, 24, haverá uma palestra sobre imigração no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social de Paranaguá (Semas), a partir das 9h.

“A Dra Lilian Costa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai fazer uma explanação sobre o movimento de imigrantes no Estado do Paraná nos últimos 10 anos. E a servidora do Estado, Ana Felicia, representando a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) vai falar sobre as políticas públicas para os emigrantes. Permitindo assim que o município possa desenvolver e propor políticas públicas para a município nesta área”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá, Gerson Luis Augusto.

Na sexta-feira, dia 25, será realizada a palestra “Combate ao Racismo nas Américas e o Tratado de Guatemala”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Paranaguá, às 14h. Ainda na sexta-feira, será realizada a palestra “Representatividade da Mulher Negra na Política”, no plenário da Câmara Municipal de Paranaguá, às 14h30.

Toda a programação tem o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Semas, e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Paranaguá (Compir). Dentro do Novembro Negro, também aconteceu, no dia 20 de novembro, a posse da Frente Afro do Litoral, em Pontal do Paraná, na qual Ivan Camargo foi reconduzido ao cargo de presidente por mais dois anos.

bzfvj70
Divulgação

Consciência Negra

Gerson afirmou que o dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, é a data mais importante para a comunidade negra no Brasil. “É o dia de Zumbi dos Palmares, herói negro nacional. Neste dia tem manifestações em todos os Estados e cidades. Aqui no litoral e em Paranaguá não é diferente, após dois anos de eventos virtuais, por motivo da Covid-19, este ano estamos com uma grande atividade presencial. Tivemos início no dia 17 com um tributo a Enedina, primeira mulher a se formar em engenharia na UFPR”, comentou Gerson.

Segundo ele, a ampla programação reforça o crescimento do movimento negro na região. “O movimento negro organizado tem avançado de forma muito significativa em Paranaguá e em todo o litoral. Haja visto que o Prefeito Marcelo Roque sancionou a lei de 20 de novembro de autoria do vereador Wellington decretando o dia como feriado municipal”, lembrou Gerson.

Lei municipal

A lei municipal nº 4.133, de 23 de março de 2022, institui o dia 20 de novembro como o “Dia de Promoção da Igualdade Racial, no âmbito do Município de Paranaguá”. O objetivo, entre outros, é estimular e apoiar a criação de grupos de afinidades sobre diversidade racial; promover a igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas; sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial; promover e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade; e promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas.

Desta forma, a recente lei determina que as secretarias municipais competentes desenvolvam, na referida semana que coincidir a data, ações educativas, culturais, sociais e artísticas que enfatizem a importância da igualdade racial em todos os espaços da sociedade, observada a discricionariedade de tais ações, pois privativas do Poder Executivo.

Você também poderá gostar

Paranaguá tem agenda voltada para o Novembro Negro

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Paranaguá tem agenda voltada para o Novembro Negro

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.