A Folha do Litoral News foi certificada mais uma vez com o Selo ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), proposto pela Organização das Nações Unidas.
A entrega aconteceu na tarde de quinta-feira, 3, em evento realizado na FIEP em Curitiba, como parte do Congresso Sesi ODS.
A Folha do Litoral News foi contemplada com o Selo Sesi ODS por meio do Projeto Mar e do Projeto Força Brasil, lançado durante a pandemia de Covid-19.
Participaram representantes de indústrias, empresas e da sociedade civil preocupadas em transformar a realidade e buscar o desenvolvimento sustentável. O objetivo é incentivar e valorizar as práticas que elevem o capital social, econômico e ambiental das localidades. Além disso, mobiliza organizações e pessoas para exercerem, cada vez mais, um papel transformador da sociedade por meio de práticas que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Congresso promoveu um espaço de diálogo e reconhecimento das iniciativas inscritas no Prêmio Sesi ODS 2022 que contribuem para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas. O objetivo da Mostra de Projetos foi possibilitar o compartilhamento de experiências exitosas, o estreitamento de parcerias e a articulação de rede de pessoas e instituições.
O gerente executivo de Tecnologia, Inovação e Responsabilidade Social do Sistema FIEP, Fabrício Luz Lopes, após o término do evento, fez uma avaliação do Congresso ODS 2022. “Foi ótimo o Congresso, porque depois de dois anos de pandemia, fazendo o evento on-line a gente poder ter esse evento lotado, com casa cheia é gratificante. Muitas empresas quiseram participar do Prêmio ODS e isso é uma situação muito grande. A gente começa a ver que a iniciativa privada está sim preocupada com bem comum de todos, tanto na esfera ambiental, quanto na esfera social e também com parte da governança, então isso é bem importante e que a gente possa de disseminar essas boas práticas para que a gente possa atrair cada vez mais empresas que queiram replicar”, enfatizou Lopes.
A seletiva do Sesi deste ano contou com a participação de 259 instituições que inscreveram suas melhores práticas para o alcance dos ODS. O Selo pode ser utilizado em materiais de divulgação no período de um ano.
Projeto Mar
A Folha do Litoral News atingiu o ODS 14: conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, por meio do Projeto Mar que veicula peças publicitárias e matérias voltadas para o incentivo à conscientização para questões ligadas ao meio ambiente.
Força Brasil
O projeto Força Brasil é voltado à elaboração de matérias, diariamente, de acordo com as demandas das autoridades sanitárias, governamentais, não governamentais e empresariais.
O objetivo é informar a população com transparência, responsabilidade e tecnicidade sobre as medidas de enfrentamento à doença, fazendo com que haja segurança e conhecimento real do momento crítico social vigente.
Engajamejamento
A Folha do Litoral News agradece a todos os colaboradores e gestores dos Projetos Mar e Força Brasil, bem como, aos apoiadores que são imprescindíveis para o engajamento dos projetos.
Nossos agradecimentos aos parceiros: Atexp, Cargill, Cotriguaçu, Centro Sul, AGTL, Coamo, Interalli, Louis Dreyfus, Cimbessul, Rocha, AOCEP, Cattalini, Harbor, CBL, Associação Comercial de Paranaguá e Pasa S/A.
Inovação
A Folha do Litoral News fez a gestão de inovação disruptiva dos dois projetos no processo em que utilizou tecnologia, produto e serviço transformando numa solução inovadora superior na geração de conteúdo e sua divulgação educativa e orientativa. Essa audiência foi auditada e constatada através do Google Analytics.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Erradicar a pobreza, oferecer educação de qualidade para todos, reduzir a desigualdade social e promover a igualdade de gênero. Estes são alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que têm como meta fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Esta lista de tarefas objetiva que, até 2030, esta será a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o planeta de efeitos adversos da mudança climática. Para que estes objetivos sejam cumpridos, empresas, indústrias e organizações devem realizar ações que proporcionem desenvolvimento social, econômico e ambiental.
A direção da Folha do Litoral News acredita que inovar o mundo começa com atitudes mais humanas gerando valores.