Os brasileiros estão perto de conhecer seus representantes que ocuparão cargos nos poderes legislativo e executivo nos próximos anos. Tudo está sendo preparado pela Justiça Eleitoral para que no próximo domingo, dia 2, os eleitores possam exercer o direito ao voto. Estes, no entanto, devem estar preparados para votar de forma consciente após a pesquisa das propostas dos seus candidatos, assim como estarem atentos para não confiar e compartilhar notícias falsas, além de ser importante conhecerem as regras desse período.
O Paraná aderiu à Lei Seca nestas eleições e, portanto, será proibido, no dia 2, vender, comprar ou consumir bebidas alcoólicas de qualquer tipo em locais públicos. Também será proibido utilizar o celular na hora de votar. É permitido levar o aparelho, mas o mesmo não pode ser levado até a cabine de votação.
Na quinta-feira, 28, também foi divulgado que não será permitido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores. Isso vale tanto para o dia das Eleições, como nas 24 horas que antecedem o pleito e nas 24 horas que o sucedem.
É válido ressaltar que a medida que as eleições se aproximam, mais denúncias de propaganda irregular são registradas no Aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral, um meio disponibilizado para que os cidadãos também possam fazer os registros daquilo que está fora do permitido e que pode influenciar os votos de maneira desigual entre os candidatos. Em Paranaguá, até a manhã de quinta-feira, dia 29, o sistema registrou 24 denúncias de propaganda irregular.
Que o eleitor esteja pronto para fazer a sua parte no domingo e, no caso de dúvidas, procure fontes oficiais confiáveis de informação. Desta forma, faz valer o seu voto e contribui com a democracia no País.