Ao passo que as eleições se aproximam, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza os últimos ajustes para que as eleições funcionem bem no dia 2 de outubro. Um deles é que eleitores que residem em áreas mais remotas tenham o seu direito ao voto garantido, assim como o acesso ao resultado das eleições.
Para isso, o desembargador do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, acompanhou, no último fim de semana, um teste de transmissão realizado na Ilha do Mel, que faz parte da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá. Em locais de difícil acesso, sem internet ou com conexão instável, a transmissão dos resultados é realizada por meio de satélite.
As comunidades na Ilha do Mel somam 715 eleitores que votarão em duas escolas, em Nova Brasília e em Encantadas. Todos os cidadãos poderão acompanhar os resultados por meio de dois aplicativos disponibilizados pela Justiça Eleitoral, o Boletim na Mão e o Resultados.
Sendo assim, é possível acompanhar os candidatos que estão à frente por cidade e região ainda durante a realização do pleito ou mesmo fazer a busca pelo nome do candidato para ver o total de votos computados. Os aplicativos fazem com que a informação chegue a todos, para que possam estar por dentro do andamento das eleições e também verificar o resultado final com os candidatos eleitos.
É válido destacar os esforços da Justiça Eleitoral para que o processo democrático corra da melhor forma e que todos os eleitores aptos possam votar e escolher os seus representantes para os próximos quatro anos, independente da região que residem. Além disso, a tecnologia tem sido aliada, já que pode ser utilizada para aproximar os eleitores e facilitar desde a consulta ao título eleitoral até o resultado da apuração. Espera-se, com isso, que a população conheça esses canais, assim como a legislação eleitoral, e exerça o seu voto de maneira consciente.