Segurança

Polícia Militar realizará treinamento simulado de “Domínio de Cidades” em Paranaguá

Ação acontecerá no dia 23 de setembro em dois locais

O delito chamado “Domínio de Cidades”, crime que tem sido registrado em algumas regiões, é também conhecido como “Novo Cangaço”, e se caracteriza pela ação de organizações criminosas fortemente armadas que fecham as cidades para praticar assaltos. Para treinar os policiais sobre como agir em casos como esse, o 9.º Batalhão de Polícia Militar realizará, em Paranaguá, um exercício simulado no dia 23 de setembro, a partir das 21h.

Mais informações sobre este trabalho serão repassadas no decorrer das próximas semanas. No entanto, o major Cristiano Stocco Rosa já adiantou alguns detalhes de como será realizado o simulado, tendo em vista a importância do conhecimento da população sobre o evento.

“O simulado está previsto para o dia 23 de setembro. É um simulado sobre o crime “Domínio de Cidades” e terá seus desdobramentos com uma ação de tomada do quartel com explosão em frente ao corpo da guarda e, depois, simultaneamente, na empresa Protege. A partir daí haverá outros desdobramentos como retomada do quartel, instalação de pontos de bloqueio, com fuga daqueles que estarão simulando os marginais e a contenção. A ação será realizada com o Samu, com simulação de policial ferido e outras questões”, explicou o major Stocco.

Tanto a sede no 9.º BPM, localizada na Rua Domingos Peneda, n.º 2488 (Vila São Vicente); como a sede da empresa Protege, localizada na Rua Xavier da Silva, n.º 520 (Bairro Tuiuti), serão isoladas para a realização do exercício na data marcada.

O objetivo é treinar policiais militares no caso de ataques, com a utilização de todos os meios necessários, visando dissuadir o ataque e pontos de bloqueio para evitar a fuga e a tomada de reféns por parte de quadrilhas. A ação contará com queima de pneus em ambos os locais, uso de pirotecnia e munições de festim, além de movimentações de tropas e viaturas. 

Na próxima semana, o 9.º BPM realizará uma reunião de planejamento do simulado para definição dos detalhes. “A ação vem ao encontro de uma determinação do comando geral da Polícia Militar, no qual todas as unidades de Polícia Militar deverão fazer esse exercício, para o crime de “Domínio de Cidades” ou pelo “Novo Cangaço”. O domínio de cidades é aquele tipo de crime que ocorreu em Guarapuava. Esse é o objetivo, treinarmos os nossos policiais para estarmos aptos em um eventual crime dessa natureza e desse porte nas nossas cidades do litoral”, destacou o major Stocco.

Crime em Guarapuava

No dia 17 de abril de 2022, policiais militares do 16º Batalhão da Polícia Militar, em Guarapuava, registraram o crime chamado de “Domínio de Cidades”, que iniciou com tiros contra a viatura que saia do quartel. Em seguida, os bandidos chegaram à sede de uma transportadora de valores do município para uma tentativa de assalto.

Durante a madrugada daquele dia, os moradores registraram os sons das rajadas de metralhadoras e fuzis. A corporação bloqueou pontos da cidade para evitar a fuga dos bandidos e contou com o auxílio de blindados do Exército Brasileiro. 

Fechar as cidades com ataques explosivos e uso de moradores como escudo humano são ações que têm se repetido em outras cidades como Criciúma, em Santa Catarina, e em Araçatuba, no Estado de São Paulo.

Você também poderá gostar

Polícia Militar realizará treinamento simulado de “Domínio de Cidades” em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Polícia Militar realizará treinamento simulado de “Domínio de Cidades” em Paranaguá

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.