Segurança

Patrulha Maria da Penha da GCM realiza ação preventiva na Ilha do Mel

Iniciativa faz parte da ação "Maria vai às Ilhas" em Paranaguá

patrulha maria da penha na ilha do mel em paranagua1

"A visita faz parte do trabalho contínuo da equipe, que busca garantir a segurança das mulheres vítimas de violência e conscientizar a comunidade sobre a importância da denúncia", afirma a GCM (Foto: GCM)

Na quarta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Patrulha Maria da Penha, realizou uma visita e ação preventiva relativa à violência contra a mulher na Ilha do Mel, em Paranaguá. A iniciativa contou com o apoio da Guarda Civil Municipal Marítima e faz parte da ação “Maria vai às Ilhas” iniciada em fevereiro no município, apurando possíveis denúncias de importunação sexual, ameaças e violência contra as mulheres da localidade.

Segundo a GCM, a medida traz aos moradores insulanas informações sobre a Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, aproximando autoridades de segurança pública da população local. “A visita faz parte do trabalho contínuo da equipe, que busca garantir a segurança das mulheres vítimas de violência e conscientizar a comunidade sobre a importância da denúncia”, completa. 

“Em muitos casos, as vítimas não têm coragem de formalizar a queixa contra o agressor, seja por medo, dependência emocional ou financeira. Por isso, a equipe realiza visitas para ouvir todas as partes envolvidas e avaliar a situação de forma cuidadosa”, afirma a Guarda Civil Municipal.

Importância da denúncia

Segundo a Patrulha Maria da Penha da GCM a denúncia é algo fundamental para a proteção das vítimas, bem como para as autoridades de segurança agir de forma eficaz. “Casos de violência doméstica e ameaças podem ser reportados de forma anônima, garantindo que medidas protetivas sejam aplicadas sempre que necessário”, completa.

“A Guarda Civil Municipal de Paranaguá segue empenhada no combate à violência contra a mulher, promovendo ações preventivas e educativas para fortalecer a rede de apoio às vítimas”, finaliza a GCM.

Com informações da GCM de Paranaguá

Você também poderá gostar

Patrulha Maria da Penha da GCM realiza ação preventiva na Ilha do Mel

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Patrulha Maria da Penha da GCM realiza ação preventiva na Ilha do MelAvatar de Leonardo Quintana Bernardi

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.