Na quarta-feira, 12, a Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Patrulha Maria da Penha, realizou uma visita e ação preventiva relativa à violência contra a mulher na Ilha do Mel, em Paranaguá. A iniciativa contou com o apoio da Guarda Civil Municipal Marítima e faz parte da ação “Maria vai às Ilhas” iniciada em fevereiro no município, apurando possíveis denúncias de importunação sexual, ameaças e violência contra as mulheres da localidade.
Segundo a GCM, a medida traz aos moradores insulanas informações sobre a Lei n.º 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, aproximando autoridades de segurança pública da população local. “A visita faz parte do trabalho contínuo da equipe, que busca garantir a segurança das mulheres vítimas de violência e conscientizar a comunidade sobre a importância da denúncia”, completa.
“Em muitos casos, as vítimas não têm coragem de formalizar a queixa contra o agressor, seja por medo, dependência emocional ou financeira. Por isso, a equipe realiza visitas para ouvir todas as partes envolvidas e avaliar a situação de forma cuidadosa”, afirma a Guarda Civil Municipal.
Importância da denúncia
Segundo a Patrulha Maria da Penha da GCM a denúncia é algo fundamental para a proteção das vítimas, bem como para as autoridades de segurança agir de forma eficaz. “Casos de violência doméstica e ameaças podem ser reportados de forma anônima, garantindo que medidas protetivas sejam aplicadas sempre que necessário”, completa.
“A Guarda Civil Municipal de Paranaguá segue empenhada no combate à violência contra a mulher, promovendo ações preventivas e educativas para fortalecer a rede de apoio às vítimas”, finaliza a GCM.
Com informações da GCM de Paranaguá