conecte-se conosco

Segurança

9.º BPM realiza reunião para definir detalhes de treinamento simulado

Exercício será realizado no início de outubro

Publicado

em

O 9.º Batalhão de Polícia Militar (9.º BPM) realizará, no início de outubro, em data ainda a ser confirmada, um treinamento simulado do crime “Domínio de Cidades”. O delito se caracteriza pela ação de organizações criminosas fortemente armadas que fecham as cidades para praticar assaltos. O objetivo é treinar os profissionais e obter respostas quanto a ação policial e dos demais órgãos envolvidos.

Na manhã de quarta-feira, 14, foi realizada uma reunião no 9.º BPM, em Paranaguá, para o planejamento da ação. “O planejamento já vem sendo feito e agora começamos as atividades práticas para que seja realizado o simulado. Contaremos com a parceria do BOPE, Samu, Corpo de Bombeiros, Rone, Batalhão de Operações Aéreas (BPMoa), Guarda Municipal, que efetivamente irão atuar durante o simulado”, afirmou o comandante do 9.º BPM, tenente-coronel major Durval Tavares Junior.

Segundo o comandante, devem fazer parte do simulado cerca de 60 policiais militares. “O próximo passo é fazer o treinamento daquilo que já foi definido na reunião, como a tomada do quartel, a tentativa de roubo a empresa Protege, depois a retomada do quartel para salvar os policiais”, ressaltou o major Tavares.

O simulado ocorrerá no período noturno e tudo será amplamente divulgado para a população “Vamos divulgar através dos órgãos de imprensa e também com faixas para avisar os moradores perto do Batalhão e da empresa Protege, aos clubes de tiro, aos órgãos oficiais, já estamos providenciando isso. A orientação é para que a população não se aproxime, vamos aproveitar o curso de formação de praças, que vão auxiliar no bloqueio das vias impedindo o acesso de todas as pessoas nos locais onde vai ocorrer o simulado”, recomendou o comandante.

O simulado será realizado em frente à sede do 9.º BPM (Vila São Vicente) e em frente à empresa Protege (Bairro Tuiuti)

Objetivo

O treinamento simulado tem como objetivo treinar policiais militares no caso de ataques, com a utilização de todos os meios necessários, visando dissuadir o ataque e pontos de bloqueio para evitar a fuga. A ação contará com queima de pneus em ambos os locais, uso de pirotecnia e munições de festim, além de movimentações de tropas e viaturas. 

Tanto a sede no 9.º BPM, localizada na Rua Domingos Peneda, n.º 2488 (Vila São Vicente); como a sede da empresa Protege, localizada na Rua Xavier da Silva, n.º 520 (Bairro Tuiuti), serão isoladas para a realização do exercício na data marcada. Todo o simulado será acompanhado pelo Comando Geral da Polícia Militar do Paraná.

“Temos o plano de contingência, que a gente já fez a instrução com efetivo com relação a isso. Mas, o importante é saber o tempo de resposta que eu tenho. Se eu tenho uma equipe da Rotam, por exemplo, em serviço em Paranaguá, mas se isso acontece em Matinhos, quanto tempo leva para chegar a Matinhos. O simulado nos ajuda a saber sobre o tempo que temos para agir”, afirmou o comandante.

Em alta

plugins premium WordPress