Pensar Verde

Para termos uma semana leve…

Nesta semana vamos fazer algo diferente. Como volta e meia tratamos da questão da gestão de resíduos sólidos, trago aqui hoje algumas dicas que achei na internet de receitas que reaproveitam vegetais

k1nuasbi

Nesta semana vamos fazer algo diferente. Como volta e meia tratamos da questão da gestão de resíduos sólidos, trago aqui hoje algumas dicas que achei na internet (https://www.oseudinheirovalemais.com.br/15-receitas-com-cascas-e-talos-de-frutas-legumes-e-verduras/) de receitas que reaproveitam vegetais. Começaremos homenageando Morretes com reaproveitamento da banana.

1 — Brigadeiro de casca de banana*

 – Cascas de 2 bananas, bem lavadas e picadas/- 1 lata de leite condensado/- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó/- 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve a mistura ao fogo baixo para ferver, mexendo sempre até começar a soltar do fundo. Desligue e deixe esfriar. Depois, você pode enrolar e passar no granulado ou servir em copinhos.

*A receita é quase a mesma do brigadeiro comum. Mas o acréscimo da casca de banana adiciona nutrientes ao doce, como o potássio (concentrado em maior proporção na casca do que na polpa da fruta).

2 — Pão de casca de banana

– 6 bananas inteiras com cascas/- 1 xícara (chá) de água/- 1/2 xícara de óleo/- 1 xícara de leite/- 1 ovo/- 30g de fermento fresco (para pão)/- 1/2 kg de farinha de trigo/- 1 pitada de sal/- 1 colher (sopa) de açúcar

Após lavar e picar as cascas de banana, bata-as com a água no liquidificador. Junte o óleo, o leite, o ovo e o fermento e bata mais. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente aos poucos a farinha e o açúcar. Por último, acrescente à essa massa as bananas em rodelas e o sal. Deixe crescer até dobrar de volume e leve para assar em forno pré-aquecido até dourar.

Para termos uma semana leve…

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Para termos uma semana leve…

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.