De acordo com pesquisas para identificar o grau de confiança dos brasileiros em instituições do País, o Corpo de Bombeiros, comumente, ocupa lugar de destaque. Isso evidencia que a população acredita no trabalho desenvolvido pela instituição, a qual realmente vem sendo merecedora dessa confiabilidade.
Em se tratando de segurança, várias forças atuam para se garantir a integridade física e os direitos dos cidadãos. No entanto, atualmente, a corrupção estende seus tentáculos por inúmeras instituições, o que afeta a credibilidade popular, deixando em xeque a idoneidade de tantas corporações, mas os bombeiros ainda agem de forma a despertar a credibilidade popular.
Há alguns dias, situações de incêndios em residências trouxeram preocupação aos moradores em Paranaguá, pois, em uma das ocasiões, foram detectados problemas em equipamentos dos bombeiros na cidade, o que impossibilitou a prestação de serviço de forma adequada pelo pelotão do município, sendo necessário o apoio de viaturas de cidades vizinhas. Em outra ocorrência, um incêndio em residência na Ilha dos Valadares, detectou-se a necessidade de medidas urgentes na comunidade insulana, a qual não conta com destacamento ou mesmo qualquer forma de atuação rápida para combate a sinistros.
Ciente do problema encontrado na ilha, o comando do Corpo de Bombeiros do Litoral promete lançar mão de trabalho em prol da conquista de algumas propostas imprescindíveis para a segurança da população, dentre as quais a formação de uma brigada de incêndio, o que se constitui em fornecer treinamento adequado para pessoas da comunidade, capacitando-as para uma ação efetiva e rápida para combate a incêndio na Ilha dos Valadares.
É importante se ressaltar que uma brigada atua de forma a prevenir um mal maior, ou seja, se trata de um efetivo para controle da situação para a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros. Levando-se em consideração as dificuldades pelas quais passam os bombeiros para se deslocar à ilha, tal efetivo de brigada se torna preponderante para a segurança na localidade, pois para o carro dos bombeiros chegar ao local é preciso atravessar pela balsa e enfrentar ruas estreitas e de difícil deslocamento da viatura, o que pode, evidentemente, acarretar em destruição ou mesmo em tragédias e fatalidades.
Neste ínterim é importante se parabenizar a intenção do comando de lutar pelo litoral e melhoria da qualidade do trabalho do Corpo de Bombeiros na cidade. O que se espera é que todas as ideias se concretizem e a população possa desfrutar mais segurança dia após dia.