Na manhã da quarta-feira, 11, a Capitania dos Portos do Paraná, da Marinha do Brasil, sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Mauricio Tinoco dos Santos Benvenuto, realizou a cerimônia militar alusiva ao 160.º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, celebração em homenagem àqueles que lutaram a bordo de navios durante a guerra. A solenidade também comemorou o Dia da Marinha.
O evento ocorreu na Capitania de Paranaguá e contou com homenagens aos mais jovens recentemente promovidos e condecorados. Estiveram presentes autoridades, representantes, gestores municipais e a população em geral.
Para o Capitão de Mar e Guerra Maurício Tinoco dos Santos Benvenuto, o mar é uma grande fonte de riquezas, e a Amazônia Azul representa a principal via por onde mais de 90% do comércio internacional do país é escoado. Por isso, segundo ele, o mar exige uma Marinha à altura, preparada para protegê-lo e defendê-lo.
“A nação brasileira é uma nação pacífica por natureza e isso às vezes pode gerar nas pessoas uma falsa impressão de que nós não possuímos ameaça, o que é uma inverdade, e nós possuímos sim ameaças, interesses diversos nesse nosso litoral, nessa nossa Amazônia Azul que possui muitas riquezas. Isso requer uma marinha à altura, uma marinha grande. Todas as grandes nações possuem grandes marinha”, explica Tinoco.

Durante a cerimônia foi realizada homenagens aos mais jovens recém promovidos e condecorados, os quais receberam medalhas de 10 e/ou 20 anos.
“Esse dia hoje foi escolhido também para homenagear os mais jovens que foram recém-promovidos, recém-condecorados com as suas medalhas de 10 anos, 20 anos, entre outras. Essas medalhas representam para a gente da Marinha do Brasil, não somente o que eles fizeram, mas o que eles ainda há de fazer pelo futuro, não só da Marinha, mas como também a entrega à sociedade. A sociedade que recolhe seus impostos e que faz essa doação para que a Marinha do Brasil possa estar presente nos mares e nos rios aqui do nosso litoral”, completa o capitão.
O presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, esteve presente na solenidade e ressaltou, durante entrevista, que a Marinha do Brasil tem sido um parceiro de primeira ordem para o Porto de Paranaguá, auxiliando no desenvolvimento e na segurança marítima.

“Acho que simboliza mais do que a batalha, que foi super importante, mas a importância da Marinha do Brasil, em especial da Capitania, os Portos do Paraná, que representam para o desenvolvimento do nosso estado. Nós precisamos trazer eficiência, mas ao mesmo tempo trazer a segurança marítima e acho que esse é o papel e é o grande papel que a Marinha tem desempenhado sendo parceira do Porto e o Porto sendo parceiro da Capitania para que a gente consiga avançar e entregar cada vez mais grandes equipamentos portuários do Paraná com eficiência e segurança”, destacou Luiz Fernando.
O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, falou sobre a importância da cerimônia em comemoração ao 160.º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo.

“Um evento importante da Marinha do Brasil, dia 11 de junho, o dia da Marinha, o dia que se comemora também e celebra a memória dos heróis da Batalha de Riachuelo de 1865. E hoje a Marinha se modernizou, é uma Marinha altamente participativa na sociedade, é uma Marinha tecnológica, uma Marinha que contribui de várias formas à defesa do nosso país, da nossa pátria, uma Marinha também que contribui com ações sociais, contribui com o meio ambiente. Então é um dia muito especial poder estar aqui junto com o capitão Tinoco, com o Orlando, nesse dia tão especial”, expressou o prefeito de Paranaguá.
A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, que também esteve presente na cerimônia, destacou a importância da presença da Marinha na cidade.

“É um prazer estar hoje aqui junto ao nosso prefeito Adriano Ramos, principalmente pela importância que a Marinha tem para o nosso país e para a nossa Paranaguá. É uma honra a nossa cidade ter a Marinha aqui para a segurança dos nossos mares. E como disse o capitão, a Marinha tem uma grande importância para que tudo ocorra bem no nosso porto, na nossa Bahia”, disse Fabiana Parro.
Confira mais fotos da cerimônia:










