Paranaguá deverá ter a revitalização do Casarão Histórico Palacete Joaquim Américo Guimarães. Isso porque a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, anunciou que obteve, por empréstimo, junto ao Governo do Estado, as chaves do imóvel que que está localizado na Rua Marechal Deodoro, 152, no Centro Histórico da cidade. De acordo com a prefeitura, o objetivo é realizar uma vistoria com laudo de viabilidade técnica visando receber recursos para reforma e revitalização do prédio, localizado em área nobre e com grande potencial de aumentar o movimento no comércio. A meta é que os recursos sejam garantidos pelo Governo do Estado.
A iniciativa segue determinação do prefeito Adriano Ramos de buscar soluções viáveis para a recuperação do casario histórico. No caso do imóvel, os acordos estão sendo feitos pelo Secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Assuntos Sindicais, Wagih Hammoud. Ele esteve reunido em Curitiba, na quinta, 18, na Secretaria da Administração e da Previdência do Estado do Paraná (SEAP) buscando mais informações sobre o imóvel, que pertence ao patrimônio estadual.
- Litoral do Paraná confirma mais 28 casos de Dengue em uma semana
- Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos, em Paranaguá, é destaque na frequência escolar
A reunião ocorreu no Departamento de Patrimônio do Estado e contou com a presença, além de Wagih, da secretária da SEAP, Marta Cristina Guizelini, do chefe do Departamento do Patrimônio Estadual (DPE), Felipe Carvalho Guilhermette, e da chefe da Divisão de Planejamento e Gestão (DEPAG), Jéssica de Oliveira.

Wagih detalhou os interesses do município e assinou um termo de empréstimo das chaves para que o município realize uma vistoria seguida de análise técnica e estudos de viabilidade para reforma e revitalização do prédio utilizando recursos do Governo do Estado.
“Seria uma grande conquista para a cidade e atenderia aos interesses da população. Revitalizar para reaproveitar um espaço de suma importância especialmente por ocupar uma área privilegiada e que atualmente está insalubre, servindo de abrigo para animais indesejados e necessitando de cuidados específicos para evitar focos de dengue”, explicou o secretário.
Wagih destacou que o espaço, depois de revitalizado, pode servir para a realização de eventos, palestras, encontros e reuniões.


“O local poderá servir às necessidades tanto da Prefeitura quanto do Governo do Estado. Além disso, deve contribuir significativamente com a região comercial do entorno que passará a contar com mais um espaço ativo e em harmonia com o progresso da região”, disse Wagih.
Breve histórico do Palacete Joaquim Américo Guimarães
O Palacete Joaquim Américo Guimarães, também conhecido como Palacete dos Guimarães, está localizado na Rua Marechal Deodoro, 152, no Centro Histórico de Paranaguá (antiga Rua Direita). Ao longo da história, o edifício serviu como sede do Colégio Comercial Alberto Gomes Veiga, do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e do Fórum de Paranaguá.
- Início do Século XIX: Joaquim Américo Guimarães, nascido em 1802 em Paranaguá, era o proprietário do sobrado de estilo colonial na Rua Marechal Deodoro.
- 1845: A Câmara de Paranaguá agradeceu ao Comendador Joaquim Américo Guimarães por oferecer seu palacete para uma possível visita do Imperador à cidade, embora a visita nunca tenha acontecido.
- 1853: O Palacete dos Guimarães hospedou Zacarias de Góis e Vasconcelos, o primeiro presidente da Província do Paraná, durante sua passagem por Paranaguá, entre os dias 6 e 10 de dezembro.
- 1938: Já em uso como Fórum de Paranaguá, o prédio apresentava sérios problemas estruturais. O juiz Dr. Penido Monteiro, na época, solicitou providências ao Governo do Estado.
- 1952: O imóvel abrigou o escritório da empresa “Luz e Força”.
- 1959: O local foi sede do Fórum Eleitoral, onde houve a transmissão via rádio da contagem de votos, realizada pelos radialistas Ludovico e Mário Mikosz.
- 1970 a 1971: Após a desocupação como Fórum, o prédio passou a ser utilizado pela Escola do Comércio Alberto Gomes Veiga (atualmente Colégio Estadual).
- 1972: De acordo com o desembargador Ruy Fernando de Oliveira, o Fórum da Comarca de Paranaguá funcionou até 1972 na Rua Marechal Deodoro, sendo posteriormente transferido para a Praça João Gualberto.
- 1991: O prédio passou por uma reforma do Fórum com recursos vindos da Lei nº 1662.
Após 1991, o Palacete sediou as varas criminais, o Conselho Tutelar e alguns órgãos da Prefeitura, depois o edifício permaneceu fechado. Há cerca de dois anos, a Prefeitura retirou os móveis do local e foram feitas afirmações de que o prédio seria reformado e voltaria a ser utilizado, mas isso não aconteceu.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá
Confira mais fotos:


