Festa de Nossa Senhora do Rocio

Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio é revestida com seu novo manto

O manto com 1,56kg de Cristal Swarovski marca a festa de número 211

A Padroeira do Paraná é revestida com seu novo manto

Este ano a festa tem como tema “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”, sendo esta luz seu filho Jesus (Foto: Maria Heiffer/Folha do Litoral News)

A 211.ª Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, está dando os primeiros passos de sua programação. No último domingo, 3 de novembro, mais de mil pessoas se reuniram com muito amor, fé e devoção para acompanhar uma das datas mais esperadas da festa: a troca do manto.

Este ano a festa tem como tema “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”, sendo esta luz seu filho Jesus. Desta forma, o manto é confeccionado de acordo com o tema da festa, marcando assim o início de sua programação.

Esta foi uma celebração emocionante para todos os fiéis que acompanharam presencialmente, ou na transmissão ao vivo pelo youtube do Santuário do Rocio.

Um detalhe importante é que este ano, o manto foi confeccionado com 1,56kg de Cristal Swarovski, com arabescos dourados e pedras cintilantes remetendo ao tema da festa, evidenciando assim que a Mãe do Rocio revela a luz do mundo que é seu filho Jesus.

A Padroeira do Paraná é revestida com seu novo manto
(Foto: Maria Heiffer/Folha do Litoral News)

O reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, falou emocionado durante a cerimônia da troca do manto, salientou que a festa não se faz sozinho e que existe toda uma equipe por trás trabalhando em cada detalhe. Além disso, o reitor ressaltou o magnífico trabalho realizado pelo artesão Fábio Italo.

“O manto de Nossa Senhora do Rocio é maravilhoso, acredito que o artesão é inspirado pelo Espírito Santo para realizar um trabalho lindo como este”, destacou o reitor do Santuário do Rocio.

O novo manto e a coroa da festa foram mostrados pelas mãos da rainha e da princesa da festa de 2024. Durante a cerimônia, que foi emocionante para todos os fiéis, foram compartilhados diversos testemunhos, o que deixou este momento ainda mais especial.

O artesão

O responsável por este belíssimo trabalho foi o artesão Fábio Italo. O artesão é natural da cidade de Belém do Pará e atualmente mora no estado do Rio de Janeiro.

Há 25 anos, Fábio realiza este trabalho e já confeccionou mantos para as festividades do Círio de Nazaré, para a padroeira da Bahia Nossa Senhora da Conceição da Praia, para a padroeira de Pernambuco Nossa Senhora do Carmo e para outras festividades em cidades menores.

Para a criação do manto, o artesão focou no tema da festa e realizou todo este trabalho com muita dedicação e carinho.

“A ideia do manto deve estar em comunhão com o tema da festa, então é realizada uma reunião com o reitor e a equipe do santuário. Além de mim, o João Renato Leone idealiza como podemos fazer e faz o texto explicativo sobre o manto”, destacou o artesão Fábio Italo.

A Padroeira do Paraná é revestida com seu novo manto
“Toda vez que finalizo um trabalho, é um sentimento de gratidão e uma honra que sinto em confeccionar o manto da Padroeira e Rainha do Estado do Paraná”, enfatizou Fábio Italo (Foto: Divulgação Fábio Italo)

O tempo para confeccionar o manto deste ano foi de um mês, para cravejar todos cristais e os bordados dourados. O artesão enfatizou ser um trabalho realizado com muita gratidão a Deus pelo dom dado a ele.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

“Toda vez que finalizo um trabalho, é um sentimento de gratidão e uma honra que sinto em confeccionar o manto da Padroeira e Rainha do Estado do Paraná”, enfatizou Fábio Italo.

Para os interessados em acompanhar os trabalhos realizados pelo artesão, basta acompanhar pela página no Facebook e Instagram: Real Mantos. 

Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio é revestida com seu novo manto

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Padroeira do Paraná, Nossa Senhora do Rocio é revestida com seu novo manto

Maria Heiffer

Redatora, formada em Letras Português desde 2019 pela Unespar, estudante de jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Atuou como redatora em editora e em rádio. Desempenha suas funções na Folha do Litoral News como Microempreendedor Individual (MEI).