A 211.ª Festa de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Paraná, está dando os primeiros passos de sua programação. No último domingo, 3 de novembro, mais de mil pessoas se reuniram com muito amor, fé e devoção para acompanhar uma das datas mais esperadas da festa: a troca do manto.
Este ano a festa tem como tema “Mãe do Rocio, revela-nos a Luz do Mundo”, sendo esta luz seu filho Jesus. Desta forma, o manto é confeccionado de acordo com o tema da festa, marcando assim o início de sua programação.
- Sá Menina: marca criada em Paranaguá inova oferecendo bem-estar e cuidado com o meio ambiente
- Conhecido no cenário gastronômico nacional, Torresmo Fest acontecerá em Paranaguá
Esta foi uma celebração emocionante para todos os fiéis que acompanharam presencialmente, ou na transmissão ao vivo pelo youtube do Santuário do Rocio.
Um detalhe importante é que este ano, o manto foi confeccionado com 1,56kg de Cristal Swarovski, com arabescos dourados e pedras cintilantes remetendo ao tema da festa, evidenciando assim que a Mãe do Rocio revela a luz do mundo que é seu filho Jesus.
O reitor do Santuário do Rocio, Padre Dirson Gonçalves, falou emocionado durante a cerimônia da troca do manto, salientou que a festa não se faz sozinho e que existe toda uma equipe por trás trabalhando em cada detalhe. Além disso, o reitor ressaltou o magnífico trabalho realizado pelo artesão Fábio Italo.
“O manto de Nossa Senhora do Rocio é maravilhoso, acredito que o artesão é inspirado pelo Espírito Santo para realizar um trabalho lindo como este”, destacou o reitor do Santuário do Rocio.
O novo manto e a coroa da festa foram mostrados pelas mãos da rainha e da princesa da festa de 2024. Durante a cerimônia, que foi emocionante para todos os fiéis, foram compartilhados diversos testemunhos, o que deixou este momento ainda mais especial.
O artesão
O responsável por este belíssimo trabalho foi o artesão Fábio Italo. O artesão é natural da cidade de Belém do Pará e atualmente mora no estado do Rio de Janeiro.
Há 25 anos, Fábio realiza este trabalho e já confeccionou mantos para as festividades do Círio de Nazaré, para a padroeira da Bahia Nossa Senhora da Conceição da Praia, para a padroeira de Pernambuco Nossa Senhora do Carmo e para outras festividades em cidades menores.
Para a criação do manto, o artesão focou no tema da festa e realizou todo este trabalho com muita dedicação e carinho.
“A ideia do manto deve estar em comunhão com o tema da festa, então é realizada uma reunião com o reitor e a equipe do santuário. Além de mim, o João Renato Leone idealiza como podemos fazer e faz o texto explicativo sobre o manto”, destacou o artesão Fábio Italo.
O tempo para confeccionar o manto deste ano foi de um mês, para cravejar todos cristais e os bordados dourados. O artesão enfatizou ser um trabalho realizado com muita gratidão a Deus pelo dom dado a ele.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
“Toda vez que finalizo um trabalho, é um sentimento de gratidão e uma honra que sinto em confeccionar o manto da Padroeira e Rainha do Estado do Paraná”, enfatizou Fábio Italo.
Para os interessados em acompanhar os trabalhos realizados pelo artesão, basta acompanhar pela página no Facebook e Instagram: Real Mantos.