Marinha do Brasil

Capitania dos Portos do Paraná celebra 171 anos de fundação

Solenidade foi marcada por entrega do diploma “Amigo da Capitania”

evento na Capitania dos Portos do Paraná

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), em Paranaguá, celebrou seus 171 anos de fundação em cerimônia realizada na quarta-feira, dia 16 de outubro. Na ocasião, 36 pessoas que prestam serviços relevantes à instituição foram homenageadas com o diploma “Amigo da Capitania”, como forma de agradecimento à parceria.

A origem da CPPR remonta a 1845, quando D. Pedro II expediu o decreto 358, autorizando o governo a estabelecer a capitania em cada província marítima do império.

O comandante da Capitania dos Portos do Paraná, capitão de Mar e Guerra Anderson Brito de Melo, falou sobre a importância da data histórica. “Essa data é muito importante. A Capitania está presente há 171 anos aqui, interagindo tanto com Paranaguá, como com o Porto e com as empresas. É um ato de gratidão, tanto da Capitania como a minha, pessoalmente, para essas pessoas que labutam e ajudam silenciosamente a Capitania”, afirmou o capitão Anderson.

Portos do Paraná

Cinco profissionais que atuam em diversas áreas na Portos do Paraná também receberam a homenagem. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou o reconhecimento e enfatizou a parceria com a Marinha do Brasil.

Capitania dos Portos do Paraná
 Profissionais que atuam na Portos do Paraná também foram reconhecidos

“A nossa Capitania hoje, celebrando aqui os seus 171 anos, representa uma instituição que contribui fortemente para o nosso desenvolvimento. Nós estamos felizes com os reconhecimentos. Todo ano nós temos os nossos agraciados aqui, mas o apoio e o parabéns maior fica para a autoridade marítima, representada pela Capitania dos Portos do Paraná, que vem contribuindo e não medindo esforços para que, junto com a autoridade portuária, junto com a nossa comunidade portuária, a gente possa elevar os nossos portos a cada vez mais em um patamar que o mercado exige e que a eficiência da logística exige”, afirmou Garcia.

Cattalini

O controller da empresa Cattalini, Fábio Martins Jorge, foi um dos homenageados pelo diploma “Amigo da Capitania”.

Capitania dos Portos do Paraná
O controller da empresa Cattalini, Fábio Martins Jorge, enfatizou a parceria com a Capitania dos Portos do Paraná

“Estou muito feliz, primeiro pela lembrança da Marinha, ser lembrado pelo comandante Anderson, eu fiquei muito feliz por essa homenagem. Eu e um colega também da empresa, que é o gerente Fernando, fomos agraciados com essa honra. Vemos que Paranaguá está muito mais unida, o Porto, a Marinha, a Praticagem, as empresas de logística. Essa integração, cada vez mais, está melhorando, porque elas estão todas juntas trabalhando. Isso é muito importante para a cidade”, disse Fábio.

Senac Paranaguá

O gerente executivo da unidade do Senac em Paranaguá, Gilberto Pereira Dias; e o técnico de Relações com o Mercado da unidade, Jailson Ricardo Marques Gonsalves, também foram agraciados com o diploma durante a celebração do aniversário da CPPR no município.

“Junto com a Marinha conseguimos fazer atividades em conjunto que pudessem fortalecer ainda mais esse vínculo e com o propósito de atender a comunidade e atender as pessoas”, disse Gilberto.

Capitania dos Portos do Paraná
Representantes da unidade do Senac, em Paranaguá, participaram do evento e receberam o diploma

“Quando o bem é comum e o objetivo é justamente o bem comum da sociedade como um todo e instituições fortes como o Senac e Marinha trabalhando juntas é fundamental, quem ganha é a comunidade e a gente fica muito feliz de ser homenageado, mas a homenagem de verdade é para a Capitania pelo excelente trabalho que tem desenvolvido”, completou Jailson.

Voluntária Cisne Branco

A líder do grupo de voluntárias Cisne Branco, Kátia Priscila Brandão Pereira Reis, esposa do comandante Anderson, recebeu o diploma pelo trabalho realizado junto a família naval. “No total, somos em 13 voluntárias. Eu, uma militar, e mais 11 mulheres. Receber a homenagem foi uma surpresa porque eu não sabia. Eu indiquei as minhas voluntárias. Isso é o reconhecimento do meu trabalho com o Anderson, andando juntos, sempre”, frisou Cátia.

Mercado Criativo

A também homenageada, a empresária Paula Corrêa Borba, disse que a indicação ocorreu por conta do trabalho com as artesãs do Mercado Criativo para uma ação solidária.

“Recebemos as doações de lãs da família naval e as mais de 40 artesãs entraram com a mão de obra solidária. Todas as peças foram enviadas ao Rio de Janeiro para que pudessem ser distribuídas para pessoas carentes no inverno de 2023. Foi um prazer poder cooperar com a família naval e receber esta homenagem foi ainda mais gratificante”, considerou Paula.

Lista dos homenageados com o diploma “Amigo da Capitania”

Receberam o diploma “Amigo da Capitania”: Adonai Gouvêa, Brunno de Almeida Bonaldi, Delegacia de Polícia Federal em Paranaguá, Evandro Pongan, Fábio Dias, Fábio Martins Jorge, Felipe de França, Francisco Caetano Martins, Gabriel Ferronatto de Souza, Gilberto Pereira Dias, Helton José da Cunha Farias, Ivan Plantes Machado, Jailson Ricardo Marques, João Cecy Damasceno, João Luiz Jardim Vila Verde, João Paulo Ribeiro Santana, Joshey do Amaral Teixeira, Juarez Marques e Lisangela Fagundes Faucz. 

Ainda foram agraciados: Mônica Marques Ledermann, Paula Corrêa Borba, Rinaldo Galdino, Rodrigo Tlustik Venek, Rubens Borges da Cruz, Tiago Nelson Martins, Victor Yugo Kengo, Vinícius Santos Mendes, Aline Costa Belém da Silva, Débora Fabiana Saraiva, Giulia Brandão Reis Brito de Melo, Kátia Priscila Brandão Pereira Reis, Katiúscia Mara Cáceres do Couto, Kelly Moreira Batista Barbosa, Lucia Beatriz Fehmberger, Roseli Maciel dos Santos e Shirlene Hardt.

Capitania dos Portos do Paraná celebra 171 anos de fundação

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Capitania dos Portos do Paraná celebra 171 anos de fundação

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.